Crónicas

As voltas de um caracol português

Extintas por engano

Nesta última crónica da série “Extintas por Engano”, Gonçalo Prista conta-nos a história da única espécie Lázaro de Portugal, um curioso caracol terrestre da ilha da Madeira, que parece ter andado a jogar às escondidas com os investigadores.

Histórias de verdadeiras fénix

Extintas por engano

Nesta nova crónica sobre as Espécies Lázaro, Gonçalo Prista traz-nos as histórias de duas aves da Nova Zelândia renascidas para a Ciência graças à persistência dos seus “redescobridores”, que as reergueram das cinzas em histórias fascinantes.

Pelo olival tradicional

Dias com vida selvagem

Nas extensas manchas de olival, as árvores maiores são o único refúgio, abrigo e local de reprodução para muitas espécies de aves, especialmente importantes para rapinas nocturnas, tanto mochos como corujas, bem como para diversos mamíferos de pequeno e médio porte, entre os quais se destaca a gineta (Ginetta ginetta).

Miguel construiu uma charca para a vida selvagem

Dias com vida selvagem

Pelas dez horas da manhã o congestionamento é total com os estorninhos a tentar afastar a multidão de pardais que todos os dias tomam a charca de assalto. Duas semanas depois de as ter lançado à água, confirmo a permanência de todas as rãs. São ainda pequenas mas movem-se com total à vontade, como se tivessem nascido ali.

Serra da Peneda, para memória futura

Dias com vida selvagem

Serra da Peneda. Conheço-a melhor do que o bairro da cidade onde sempre vivi. Com a serra do Gerês, constitui a espinha dorsal do nosso único parque nacional. Nos dias mais quentes deste verão, dez anos após ter sido devastada por um grande incêndio, voltou a ser notícia, pelas mesmas razões.