A construção de um ninho de bico-de-lacre

Correspondente

Fotografia: Mafalda Ferreira de Lima

A correspondente Mafalda Ferreira de Lima descobriu um casal de bicos-de-lacre a construir o seu ninho no meio do canavial.

Decidida a descobrir quem estava a construir aquele fantástico ninho no canavial, sentei-me bem escondida por entre as canas.

Fotografia: Mafalda Ferreira de Lima

Fotografia: Mafalda Ferreira de Lima

Passados 40 minutos de espera, um belo e exótico casal de bicos-de-lacre (Estrilda astrild)  fez-se mostrar. Nem queria acreditar!

Mais pequeno que um pardal, o bico-de-lacre é uma espécie natural da África que foi introduzida no território nacional, mais precisamente na lagoa de Óbidos, em 1968. Anos mais tarde, encontra-se bem adaptada e um pouco por todo o país. São realmente fascinantes, com a sua delicadeza e exuberância. Constroem o ninho apoiado numa cana, em forma de novelo, totalmente fechado apenas com uma pequena abertura, para dificultar o acesso de predadores, especialmente cobras.

Há mais para descobrir sobre esta bela espécie, que de resto já me conquistou. Tentarei, por isso, seguir de perto a vida deste casal durante a Primavera até as suas crias saírem do ninho, para que todos possamos acompanhar a rotina de um ninho selvagem de bicos-de-lacre.

Leia o blogue da Mafalda.

Siga os correspondentes da Wilder, entusiastas que exploram e registam a vida selvagem à sua porta.