A nossa escolha de livros para Outubro

A não perder

Entre as novidades literárias de Outubro estão a arte das caminhadas, por Pedro Cuiça, as fotografias espantosas do francês Vincent Munier ou as histórias contadas pelos britânicos Stephen Moss e Brett Westwood. Mas há mais. Aqui fica uma lista com seis escolhas.

 

PASSO A PASSO – MANUAL DE CAMINHADA E TREKKING

Por Pedro Cuiça

A Esfera dos Livros

Data de publicação: 9 de Outubro

Preço: 19 euros

 

Este é um livro feito especialmente para quem gosta de caminhadas. Longas ou curtas. Pedro Cuiça, director técnico de Montanha da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, conta ao leitor segredos e truques para aumentar o sucesso de uma caminhada em Portugal ou no estrangeiro. O que vestir, o que levar na mochila e o que comer são apenas algumas das sugestões feitas nas 312 páginas do livro. Além destas informações, poderá encontrar mapas, ilustrações e fotografias que ajudam a contar o que precisa de saber para descobrir a natureza. A pé. Pode ler aqui a nossa entrevista a Pedro Cuiça.

 

 

ARCTIQUE

Por Vincent Munier

Éditions Kobalann

Data de publicação: Outubro

Preço: 65 euros

 

O fotógrafo francês de vida selvagem, Vincent Munier, traz-nos mais um livro admirável, desta vez sobre o Árctico. As imagens foram captadas ao longo de seis anos de expedições a regiões remotas, território do lobo branco, o “fantasma da tundra”, durante o Inverno. Munier percorreu centenas de quilómetros sozinho para conseguir estas fotografias, em paisagens dominadas por uma riqueza impressionante de brancos.

Da Escandinávia às ilhas de Nunavut, no Canadá, as imagens levam o leitor a um mundo animal fascinante, onde vivem ursos e renas, caribus, bois-almiscarados e corujas-das-neves. Até a um encontro memorável com nove lobos que cercaram o fotógrafo.

Vincent Munier foi premiado pelo Wildlife Photographer of the Year em 2000, 2001 e 2002.

 

 

NATURAL HISTORIES – 25 EXTRAORDINARY SPECIES THAT HAVE CHANGED OUR WORLD

Por Brett Westwood e Stephen Moss

Hodder & Stoughton

Data de publicação: 8 de Outubro

Preço: 25 libras

 

Estas são as histórias de como as nossas relações com 25 criaturas alteraram para sempre a forma como vemos o mundo. Fruto da série da Radio 4 da BBC com o mesmo nome, que esteve no ar seis meses, o livro está recheado de histórias de ciência, tradição, cultura e natureza. Desde as poças de maré, aos gorilas de David Attenborough e aos dinossauros dos Monty Python, este livro é para todos os curiosos sobre o mundo natural onde vivemos.

Os dois autores acabaram de vencer o prémio Thomson Reuters pelo seu livro “Tweet of the Day”.

 

 

DO UNTO ANIMALS: A FRIENDLY GUIDE TO HOW ANIMALS LIVE, AND HOW WE CAN MAKE THEIR LIVES BETTER

Por Tracey Stewart

Artisan

Data de publicação: 20 de Outubro

Preço: 15,90 dólares

 

Quanto mais sabemos sobre os animais e melhor cuidarmos deles, melhores serão as nossas vidas. Esta é a máxima da antiga veterinária Tracey Stewart, que quer mudar a forma como interagimos com os animais. Através de centenas de ilustrações e a sua escrita pontuada por humor, Stewart explica como vivem os animais e como podemos todos conviver. O livro fala de cães e gatos mas também da vida selvagem que vive no nosso quintal. Ensina a construir casas para as abelhas, dá ideias criativas para observar aves e sugere formas de lidar com alguns animais que dão mais trabalho, como as toupeiras. Este é um livro que tem tanto de guia prático, como de um conjunto de memórias ou ainda testemunho do poder de dar algo de volta à natureza.

 

 

THE SECRET LIVES OF BATS: MY ADVENTURES WITH THE WORLD’S MOST MISUNDERSTOOD MAMMALS

Por Merlin Tuttle

Houghton Mifflin Harcourt

Data de publicação: 20 de Outubro

Preço: 24,59 dólares

 

Merlin Tuttle é um fotógrafo de vida selvagem e conservacionista que estuda morcegos há mais de 50 anos. A sua paixão começou quando em criança descobriu uma colónia de morcegos numa gruta. Desde então nunca mais parou e, em 1982, fundou a Bat Conservation International. Por isso, este seu livro é um livro de uma vida de aventuras com estes animais um pouco por todo o mundo, onde tentou mostrar que estas criaturas devem ser protegidas e não receadas. Poucas pessoas se apercebem de quão sofisticados e inteligentes são os morcegos. No livro estão várias provas disso. Como os morcegos que sabem identificar rãs pelos sons que fazem, ou aqueles que têm uma estrutura social semelhante às dos primatas e outros ainda que têm memórias impressionantes. E como se tudo isto não bastasse, Tuttle lembra o papel crucial dos morcegos na polinização das plantas, na reflorestação e no combate às pragas.

 

 

THE ESSENTIAL GUIDE TO BEACHCOMBING AND THE STRANDLINE

Por Steve Trewhella, Julie Hatcher

Wild Nature Press

Data de publicação: 1 de Outubro

Preço: 16,99 libras

 

São muitas as coisas que podemos encontrar nas praias, sejamos nós um visitante casual ou um naturalista entusiasmado. Este livro garante satisfazer a curiosidade de todos sobre os “tesouros” que dão à costa, desde as conchas às algas. Essencialmente quer responder a duas questões: o que é e de onde veio. Fotografias acompanham a informação sobre a história natural dos animais e das plantas que encontrar. E os autores deixam um aviso: procurar tesouros naturais na praia pode facilmente tornar-se viciante.