Foto: Joana Bourgard/Wilder

Sete actividades de Páscoa para miúdos curiosos

A não perder

As férias da Páscoa estão quase a começar e nem sempre é fácil decidir onde ficam os mais novos em dias sem escola. A Wilder foi em busca de actividades de ocupação de tempos livres e sugere-lhe oficinas para miúdos curiosos que querem saber tudo sobre o mundo natural (e se não quiserem, vão passar a querer saber).

 

1. Primavera: cores, sons e aromas (Museu Nacional de História Natural e da Ciência)

O que significam as cores, os cheiros e os sons nas vidas e estratégias de sobrevivência de diferentes animais são algumas das oficinas previstas para estas Férias no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa. Mas vai-se falar de muito mais: alimentos de Primavera, minerais, oceanos, astronomia, física a brincar…

Datas: Entre 26 e 28 de Março e 2 e 6 de Abril, com possibilidade de marcação diária ou semanal.

Idades: Crianças dos 6 aos 12 anos

Preço: 25 euros/dia; 100 euros/semana

Informações e inscrições: geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808 ou aqui.

 

2. Férias debaixo de água (Oceanário de Lisboa):

Este ano, a sugestão para os pequenos visitantes que participarem nas férias debaixo de água, no Oceanário de Lisboa, é armarem-se em detectives e irem à descoberta de ovos da Páscoa perdidos no fundo do mar e animais que desapareceram do aquário, entre outras aventuras sempre ligadas aos oceanos. Cada dia da semana tem um tema diferente. Será também possível uma noite na companhia dos tubarões.

Datas: Entre 26 de Março e 6 de Abril, excepto fins-de-semana e feriados, com possibilidade de marcação diária ou pacotes de vários dias. O horário é flexível, das 8h30 às 18h30

Idades: Dos 4 aos 12 anos

Preço: 40 euros/dia; 150 euros/4 dias; 150 euros/4 dias; 180 euros/5 dias

Informações e inscrições: Aqui

 

3. Férias à descoberta do Parque de Serralves (Porto):

Em Serralves, estão previstas várias oficinas em que os participantes têm oportunidade de partir à descoberta do Parque de Serralves e dos seus animais e plantas, ou que dão a conhecer como se cria aquela paisagem. Algumas actividades vão desenvolver-se em parceria com o CIBIO-InBIO, um laboratório de pesquisa na área da biodiversidade e dos recursos genéticos.

Datas: As oficinas temáticas dividem-se por grupos de idades (4-6 anos: 6-9 anos e 9-12 anos) e realizam-se entre os dias 26 e 29 de Março e 2 e 6 de Abril, de manhã ou de tarde

Idades: Dos 4 aos 12 anos

Preço: Entre 65 euros e 170 euros/criança, dependendo do número de oficinas e de dias e se o almoço está incluído

Informações e inscrições: Aqui

 

4. Oficinas sazonais de Páscoa da Câmara Municipal do Porto:

De entre as várias oficinas preparadas pela autarquia, em vários locais da cidade, há duas que se dedicam à natureza, no Centro de Educação Ambiental do Núcleo Rural, no Parque da Cidade. “AmbientArte” (6 aos 13 anos) e “Páscoa dos Sentidos” (6 aos 12 anos) são sugestões para pôr os mais novos à descoberta do mundo natural.

Datas: 26 a 29 de Março

Idades: Dos 6 aos 13 anos

Preço: Varia. Algumas oficinas são gratuitas

Informações e inscrições: Aqui

 

5. Carsoférias de Páscoa (Centro de Ciência Viva do Alviela):

Entre várias actividades dedicadas à Páscoa, as crianças vão ficar a conhecer a ementa do BATista, o pequeno morcego que é a mascote do Centro de Ciência Viva do Alviela, dedicado precisamente a estes pequenos mamíferos e situado em Alcanena, no distrito de Santarém. Vão ainda falar de chocolate, fotossíntese, água e fósseis, e descobrir como se constroem autómatos. As actividades repetem-se de uma semana para a outra.

Datas: De 26 a 29 de Março e de 2 a 6 de Abril

Idades: Dos 6 aos 11 anos

Preço: 10 euros/dia; 23 euros euros (26 a 29 de Março); 33 euros de 2 a 6 de Abril. Almoço e lanche não incluídos.

Informações e inscrições: 249 881 805 ou info@alviela (até 3 dias úteis antes da data pretendida)

 

6. Páscoa em Equilíbrio (Museu da Ciência da Universidade de Coimbra):

Umas férias equilibradas é a proposta do Museu da Ciência para as férias de Páscoa das crianças este ano, entre os dias 27 e 29 de Março. Começam por abordar a alimentação saudável, segue-se a descoberta da biodiversidade e das estratégias para um mundo mais sustentável. No final, vão construir um brinquedo que para já é uma surpresa.

Datas: De 27 a 29 de Abril

Idades: Dos 6 aos 12 anos

Preço: 17 euros/dia; 8,5 euros/meio dia

Informações e inscrições: geral@museudaciencia.org  ou 239854350. Também aqui

 

7. Páscoa no Paul de Tornada (Caldas da Rainha):

Entre os dias 26 e 29 de Março, os pequenos participantes nas férias de Páscoa do Paul da Tornada vão ter oportunidade de conhecer os animais e os aromas desta reserva protegida nas Caldas da Rainha, ilustrar os cágados que ali se encontram ou caçar ovos de Páscoa, neste último caso em família.

Datas: De 26 e 29 de Março

Idades: Dos 6 aos 12 anos

Preço: 7,5 euros/manhã ou tarde; 12 euros/dia (incl. lanches); 30 euros/3 dias (incl. lanches)

Informações e inscrições: Aqui

 

Tem conhecimento de outras oficinas de Páscoa que irão dar a conhecer a Natureza aos mais pequenos? Pode escrever-nos para geral@wilder.pt