Le Grand Orchestre des Animaux

Cinco livros de natureza para Janeiro

A não perder

Janeiro traz novidades no mundo dos livros de natureza. Escolhemos cinco obras que desvendam os segredos da camuflagem das espécies selvagens, que nos ajudam a atrair aves para os nossos jardins ou que nos contam a maravilhosa história do regresso da natureza depois do fogo.

 

CAMOUFLAGED WILDLIFE

Por Joe e May Ann McDonald

New Holland Publishers

Data de publicação: 1 de Janeiro

Preço: 16.99 libras

 

Joe McDonald está longe de ser um nome desconhecido no mundo da vida selvagem. Em 2013, este fotógrafo norte-americano venceu o prémio Wildlife Photographer of the Year na categoria Comportamento dos Mamíferos, com uma imagem de jaguares no Pantanal brasileiro. Ao longo dos anos tem publicado livros sobre fotografia de vida selvagem, as criaturas mais perigosas do mundo, os animais da noite ou ainda a natureza do continente africano. Agora traz-nos a arte da camuflagem, uma estratégia adoptada de forma exímia tanto por invertebrados e anfíbios como por aves ou mamíferos. Este livro pretende ser a mais completa compilação de imagens sobre a camuflagem na natureza, através das quais as espécies imitam o seu ambiente. Quer para caçarem, quer para evitar ser caçadas. Cada fotografia é acompanhada por um texto que explica as estratégias adoptadas por camaleões, peixes, borboletas, aves, ovos, aranhas e leopardos, por exemplo.

 

THE COMPLETE GARDEN BIRD BOOK: HOW TO IDENTIFY AND ATTRACT BIRDS TO YOUR GARDEN

Por Mark Golley, Stephen Moss e Dave Daly (ilustrador)

Bloomsbury Publishing PLC

Data de publicação: 12 de Janeiro

Preço: 10.99 libras

 

Um dos grandes prazeres de ter um jardim é ser capaz de identificar um grande número de espécies de aves diferentes que ali podem encontrar alimento, um local para tomar banho ou simplesmente sobrevoar, especialmente durante as migrações. Este livro ilustrado ajuda a identificar e a conhecer os comportamentos de mais de 70 das espécies mais comuns. Além disso, dá informação detalhada sobre como atrair as aves para o seu jardim. Na introdução pode ficar a saber o que é um jardim ideal enquanto habitat e aprender mais sobre comportamento das aves e até sobre binóculos. O objectivo é claro: ajudar o leitor a divertir-se ao máximo no seu jardim naturalista, independentemente do tamanho ou do local onde está. Stephen Moss, ornitólogo e escritor naturalista britânico, é o autor de livros como “Wild Hares and Hummingbirds” (2012) e “A sky full of starlings” (2008) e escreve no jornal The Guardian. Mark Golley já publicou vários livros de ornitologia, como o “Field Guide to the Birds of Britain and Ireland” (2004) e “Make your own bird food” (2016).

 

AFTER THE WILDFIRE: TEN YEARS OF RECOVERY FROM THE WILLOW FIRE

Por John Alcock

University of Arizona Press

Data de publicação: 30 de Janeiro

Preço: 13.86 libras

 

Borboletas esvoaçam, aves cantam, aranhas perseguem a sua próxima refeição junto a um riacho. John Alcock observa e regista tudo isto e o que mais vê. Numa área devastada por um incêndio em 2004, a vida regressa. As plantas cujas sementes e raízes enfrentaram o fogo tornam-se habitat para as criaturas selvagens que estão de volta. Este livro descreve a recuperação da vida selvagem nas montanhas Mazatzal, no estado norte-americano do Arizona, pelo olhar do autor que a visitou ao longo de muitos anos e estações. Alcock explica-nos a resposta ao fogo pelas plantas e animais. “After the wildlfire” é uma viagem de descoberta biológica e uma celebração da capacidade dos seres vivos reocuparem um local devastado.

 

HISTÓRIA NATURAL DOS MORCEGOS BRASILEIROS: CHAVE DE IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES

Por Nélio Roberto dos Reis, Adriano Lúcio Peracchi, Carolina Blefari Batista, Isaac Passos de Lima e Alan Deivid Pereira

Technical Books Editora

Data de publicação: Janeiro

Preço: 113 dólares

 

Este livro disponibiliza uma chave de identificação actualizada dos morcegos que vivem nas diversas regiões do Brasil. Na verdade, este país alberga uma das maiores diversidades de morcegos do mundo. Nos últimos anos foram descobertas 12 novas espécies, totalizando 180. Cerca de uma dezena está ameaçada. Esta “História Natural dos Morcegos Brasileiros” inclui dados sobre a descrição, hábitos alimentares, distribuição geográfica, reprodução, habitat e categoria de ameaça de cada uma das espécies brasileiras. O grande objectivo dos autores é ajudar quem trabalha com morcegos e todos os que se preocupam com a sua conservação.

 

LE GRAND ORCHESTRE DES ANIMAUX – THE GREAT ANIMAL ORCHESTRA

Por Bernie Krause

Thames & Hudson

Data de publicação: 10 de Janeiro

Preço: 60 dólares

 

Bernie Krause, músico e cientista especializado em bioacústica, publica agora um livro que é uma abordagem auditiva ao mundo dos animais, apoiada pelas ilustrações de vários artistas. Na verdade, a obra é o catálogo da exposição “The Great Animal Orchestra” que esteve patente de Julho a Dezembro de 2016 na Fondation Cartier pour l’Art Contemporain. Ao longo de quase 50 anos, este norte-americano recolheu mais de 5.000 horas de sons de habitats naturais, incluindo mais de 15.000 espécies selvagens de todo o mundo. Através das suas gravações, Krause pede-nos que comecemos a ouvir a grande orquestra dos animais, antes do silêncio que esta era – em que muitos já falam da Sexta Extinção – pode trazer.