Cinco livros de natureza para ler em Maio

A não perder

Entre as novidades literárias desta época do ano escolhemos cinco livros para a Primavera. Aves, árvores, abelhas e os 60 melhores parques nacionais da Europa são as nossas sugestões para Maio.

 

 

BIRDS IN PICTURES

Por Markus Varesvuo

New Holland Publishers

Data de publicação: 31 de Maio

Preço: 30 libras

Markus Varesvuo é um fotógrafo de vida selvagem finlandês, especialista em aves, que se estreou no mundo dos livros em 2011 com Birds: Magic Moments. Agora publica um livro que reúne novas fotografias de aves de todo o mundo. Entre elas estão corujas-das-neves, papagaios-do-mar, melros-d´água, grous e tetrazes. As imagens são acompanhadas por pequenos textos que descrevem as espécies, os encontros do fotógrafo com os animais e dão dicas sobre como fazer fotografia de natureza. Varesvuo, que vive e trabalha em Helsínquia, tem ganho vários prémios de fotografia, incluindo o World Press Photo conseguindo um segundo lugar na categoria Natureza na edição de 2014. A imagem que lhe conseguiu a distinção, “A Flock of Guillemots”, mostra um bando de airos (Uria aalge) a sobrevoar a Noruega. É também um dos fotógrafos do projecto Wild Wonders of Europe, do qual também fazem parte os portugueses Luís Quinta e Nuno Sá.

 

NATIONAL PARKS OF EUROPE

Vários

Lonely Planet

Data de publicação: Abril 2017

Preço: 24,95 euros

A Lonely Planet decidiu reunir num guia 60 dos melhores parques nacionais da Europa, onde se inclui o Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Lake District (Reino Unido), o Vikos-Aoos (Grécia), o Vatnajokull (Islândia) ou o Dolomiti Bellunesi (Itália). Para cada área protegida são sugeridos percursos, actividades a não perder em cada estação do ano, fotografias, os melhores locais para ficar e ilustrações sobre as espécies selvagens que poderão ser observadas. O guia pretende mostrar a incrível diversidade da natureza europeia, desde zonas costeiras, montanhas e florestas aos esquilos, baleias, falcões e ursos polares. Uma equipa de editores escolheu os 60 parques que podem proporcionar as melhores experiências e conta por que os seleccionou. Os escolhidos, explica a Lonely Planet, são os que oferecem uma mistura de beleza natural, vida selvagem, actividades divertidas, cultura e, por vezes, uma história emocionante. Além de querer ser uma celebração dos melhores parques nacionais da Europa, este guia pretende torná-los mais acessíveis a quem ainda nunca os visitou. A próxima edição está prevista para 2021.

 

THE TREE CLIMBERS GUIDE

Por Jack Cooke

Harper

Data de publicação: 20 de Abril

Preço: 8,94 libras

Jack Cooke explora a cidade de Londres a partir da copa das árvores, um ângulo que poucos têm ainda experimentado. Neste seu livro, Cooke conduz-nos através de parques, sobre canais e rios e leva-nos a jardins secretos. Sempre sem tocar com os pés no chão, em cima das árvores. Parte guia, parte reflexão sobre o bem-estar que sentimos na natureza, The Tree Climber’s Guide é uma viagem ao mundo das árvores que nos rodeia e relembra-nos que algumas das melhores coisas da vida são de graça. “Subi às árvores em Londres mas onde quer que tu vivas não podes estar longe de um tronco. A localização de uma árvore não é tão importante quanto o acto de subir a ela; podes escalar um cedro em Glasgow ou um carvalho em Roma. As árvores oferecem uma saída para cima e para fora de qualquer cidade”, escreve o autor.

 

 

BEE QUEST

Por Dave Goulson

Jonathan Cape

Data de publicação: 6 de Abril

Preço: 11,89 libras

Dave Goulson – investigador britânico da Universidade de Sussex, especializado em polinizadores e abelhões – partiu à procura das espécies mais raras do planeta, desde Salisbury e Sussex, em Inglaterra, à Polónia, Equador e Patagónia. O seu humor e amor profundo pela natureza fazem dele um excelente companheiro de viagens. Através da sua escrita inspira-nos a pensar sobre as formas como somos todos responsáveis pelo futuro do planeta; através da sua carreira de investigação científica e conservação da natureza, Goulson mostra-nos a resiliência do mundo natural e as belezas que se escondem nos lugares mais surpreendentes. Este é o seu mais recente livro, depois dos sucessos “A Sting in the Tale” (2013) e “A Buzz in the Meadow” (2014).

 Em Setembro de 2016, Dave Goulson esteve em Lisboa no XVII Congresso Ibérico de Entomologia. A Wilder esteve à conversa com ele sobre abelhas, abelhões e borboletas.

 

A SWEET, WILD NOTE: WHAT WE HEAR WHEN THE BIRDS SING

Por Richard Smyth

Elliot & Thompson Limited

Data de publicação: Abril de 2017

Preço: 14,99 libras

O canto das aves faz parte da nossa cultura, das nossas paisagens; é a banda sonora do mundo. Richard Smyth questiona o que tem o canto das aves para nos causar tanta admiração e fascínio. Explorando as formas como tem influenciado a literatura, a música e a ciência, o autor mostra que aquilo que ouvimos diz tanto sobre nós como sobre as aves. Numa altura em que o mundo está a ficar mais silencioso e que o canto das aves é menos audível, este é um livro que celebra as complexas relações entre as aves, as pessoas e a paisagem.