Cinco livros de natureza para Setembro

A não perder

São várias as novidades literárias que Setembro nos traz. Escolhemos estes cinco livros que falam sobre árvores, morcegos, locais selvagens remotos, insectos e corujas.

 

 

FIELD GUIDE TO AMAZONIAN BATS

Por Adrià López-Baucells, Ricardo Rocha, Paulo Bobrowiec, Jorge Palmeirim e Christoph Meyer

National Institute of Amazonian Research

Data de publicação: 5 de Setembro

Preço: gratuito

 

De 2011 a 2015, com galochas nos pés e frontais na cabeça, Ricardo Rocha, Adrià Baucells, ambos investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e os restantes membros da equipa percorreram os trilhos enlameados da maior floresta tropical do mundo, a Amazónia. O seu objectivo era facilitar a identificação das 168 espécies de morcegos que ali vivem. Segundo os autores, este é o primeiro guia de morcegos para a Amazónia, com fotografias, ilustrações científicas, descrição morfológica e informações sobre ecolocalização. O guia, disponível desde 5 de Setembro, pode ser descarregado gratuitamente da Internet por qualquer pessoa. A obra cobre as espécies de morcegos actualmente descritas para a Amazónia. Mas a ideia é que o guia seja dinâmico e que, à medida que mais espécies são descritas para a região, estas sejam adicionadas. A Wilder falou com um dos autores, Ricardo Rocha. Leia aqui o que ficámos a saber.

 

 

LADDERS TO HEAVEN

Por Mike Shanahan

Unbound

Data de publicação: 8 de Setembro

Preço: 16.99 libras

 

Esta é a história de um grupo de árvores, do género Ficus, no qual podemos encontrar a figueira, por exemplo. Mike Shanahan, escritor com formação académica em ecologia de florestas tropicais, estuda estas árvores já há 20 anos. Neste livro, que levou 10 anos a escrever, leva-nos a florestas, vulcões e templos para contar de que forma estas cerca de 700 espécies de plantas influenciaram a Humanidade. De como nos podem ajudar a restaurar ecossistemas e do estranho acordo que fizeram com as vespas, há 80 milhões de anos. Shanahan explica por que são especiais estas Ficus. Sobreviveram à extinção dos dinossauros, estão presentes em várias religiões, maravilharam Alexandre o Grande e intrigaram Aristóteles. Pode dizer-se que esta é uma história sobre a relação da Humanidade com a natureza.

 

 

INSECT EMPORIUM

Por Susie Brooks (autora) e Dawn Cooper (ilustradora)

Red Shed

Data de publicação: 8 de Setembro

Preço: 12.08 libras

 

Este livro é uma colecção de insectos, escondidos na natureza, entre a vegetação. Têm todos os tamanhos, feitios e origens, cada um com as suas histórias e comportamentos. Aqui há gafanhotos, abelhas, lagartas, pirilampos, borboletas nocturnas e diurnas. As coloridas ilustrações são de Dawn Cooper, que se inspira na história natural, na botânica e no que descobre nas suas viagens ou leituras. Estas ilustrações dão vida à escrita de Susie Brooks, autora de livros para crianças há já 10 anos. Para ela, “os insectos são os grandes sobreviventes da natureza”. Pode ver aqui um pequeno trailer sobre o livro.

 

 

THE HIDDEN LIVES OF OWLS: THE SCIENCE AND SPIRIT OF NATURE’S MOST ELUSIVE BIRDS

Por Leigh Calvez

Sasquatch Books

Data de publicação: 7 de Setembro

Preço: 14.99 libras

 

Descubra o mundo das corujas, com este livro da norte-americana Leigh Calvez, cientista, naturalista e autora de literatura de natureza. Já escreveu sobre florestas, golfinhos e baleias. Agora é a vez das corujas. Neste seu novo livro, Calvez conta o que a Ciência sabe sobre nove espécies de corujas, através das histórias de quem estuda estas aves. Vamos ficar a saber mais sobre a relação entre pessoas e animais, sobre os habitats das corujas, os seus chamamentos e vocalizações, comportamentos e mitologia.

 

 

WILD THINGS, WILD PLACES

Por Jane Alexander

Knopf

Data de publicação: 27 de Setembro

Preço: 21.71 dólares

 

O mundo da vida selvagem no planeta está a mudar, como resultado da actividade humana. Jane Alexander escreve sobre o trabalho crucial feito em todo o mundo por cientistas, conservacionistas e ambientalistas em nome da conservação das espécies. Fala-nos do que está a ser feito nas áreas da conservação e da Ciência para ajudar algumas das espécies mais ameaçadas do planeta. Para passar a sua mensagem, descreve as suas viagens a locais selvagens e remotos no planeta, acompanhando o trabalho de vários investigadores que os tentam preservar.