Foto: Joana Bourgard/Wilder/arquivo

Cinco livros portugueses de Natureza para este Natal

A não perder

Trazemos-lhe cinco novidades literárias para quem gosta de Natureza. Ilustradores, fotógrafos, observadores de aves e investigadores desafiam-nos a descobrir o mundo de espécies portuguesas, desde o lobo, ao lince, passando pelas aves.

 

NO TRILHO DO LOBO

Por João Cosme

ACHLI – Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico

Data de publicação: 13 de Dezembro

Preço: contacte cosmefoto@gmail.com (este livro não está à venda nas livrarias)

O fotógrafo de natureza João Cosme traz-nos uma obra naturalista única, em que a grande estrela é o lobo-ibérico (Canis lupus signatus). São cerca de 130 fotografias em plena natureza no Alto Minho, de lobo mas também do seu habitat e das espécies que com ele partilham o território, desde a águia-real, aos abutres, sem esquecer a vida rural das populações locais. Apesar de este livro ter um registo essencialmente fotográfico não falta o enquadramento teórico dado pelos biólogos Francisco Álvares, Carlos Fonseca e Gonçalo Brotas. Este é o resultado de dois anos de trabalho de campo, muitas horas à procura dos lobos, acompanhando o trabalho de quem quer proteger e estudar esta espécie icónica de Portugal.

 

AVES NECRÓFAGAS DA PENÍNSULA IBÉRICA

Por Carlos Rio

Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Data de publicação: 17 de Dezembro

Preço: 20 euros

A beleza e a importância das quatro espécies de abutres da Península Ibérica deram o mote a este livro do fotógrafo de natureza Carlos Rio. “Aves Necrófagas da Península Ibérica” mostra-nos o abutre-do-egipto, o grifo, o abutre-preto e o quebra-ossos, em plena natureza, em Portugal (Douro Internacional e Tejo Internacional) e em Espanha (Pirinéus Catalães). Nestas 128 páginas, há 123 fotografias destas aves – os seus retratos e comportamentos – e de outras espécies, como o galo-montês (extinto em Portugal há quase um século), a raposa-vermelha, o milhafre-real ou o gato-bravo. O livro está à venda aqui e aqui.

 

AS AVES DO JARDIM GULBENKIAN

Por João E. Rabaça (fotografias de Diogo Oliveira)

Fundação Calouste Gulbenkian

Data de publicação: 19 de Dezembro

Preço: 12,50 euros

Os 7,5 hectares do Jardim Gulbenkian, em Lisboa, são a casa e ponto de passagem para dezenas de espécies de aves. O livro de João E. Rabaça – biólogo, professor na Universidade de Évora e coordenador do Laboratório de Ornitologia da mesma instituição – ajuda-nos a conhecer essas espécies. Podemos saber quais os seus hábitos, quais as suas características e perceber como interagem com este jardim urbano e a sua diversidade de habitats. Na base da obra está o trabalho de João E. Rabaça e da sua equipa que, ao longo de 16 meses em 2012 e 2013 registaram e fotografaram 41 espécies de aves.

 

O LINCE LINEU

Por Pedro Salvador Mendes

Chiado Editora

Data de publicação: 20 de Dezembro

Preço: 13 euros

O ilustrador Pedro Salvador Mendes criou um novo personagem para o público infanta-juvenil, o lince-ibérico Lineu. Esta é a aventura deste felino, espécie Em Perigo de extinção, que um dia decidiu saltar o rio e aventurar-se por terras portuguesas. No seu regresso ao nosso país, repleto de mistérios e brincadeiras, Lineu está muito bem acompanhado pelo Leonel (uma lontra), a Gi (uma gineta), o Meles (um texugo) e o Java (um javali). Com esta estória, o leitor diverte-se e, ao mesmo tempo, identifica-se com as espécies de animais selvagens de Portugal. Em pano de fundo está o regresso do lince-ibérico a Portugal, com as reintroduções na natureza que começaram em Dezembro de 2014. E quem sabe se, um dia, não encontraremos o Lineu na natureza?

 

AVES DE PORTUGAL – CRÓNICAS DE UM OBSERVADOR

Por Gonçalo Elias

Data de publicação: 28 de Setembro

Preço: 10,44 euros (Kindle, 3,96 euros). Distribuição através da Amazon (print on demand)

Esta é uma excelente ajuda para quem quer começar a observar aves em Portugal. O livro de Gonçalo Elias, especialista em ornitologia e birdwatcher há décadas, é uma compilação dos cerca de 60 artigos que escreveu ao longo de 11 anos para o jornal ABC Ambiente da Quercus (a partir de 2003 esta publicação transformou-se no jornal Quercus Ambiente). Aqui podemos encontrar artigos sobre o que é a observação de aves, sobre o canto e as migrações, sobre regiões específicas (desde estuários a serras e províncias de todo o país) e sobre dezenas de espécies. Aqui podemos aprender, por exemplo, sobre a águia-pesqueira, o melro-d’água, a rola-turca, o cortiçol, o caimão, o abelharuco, a coruja-das-torres ou ainda sobre as andorinhas. No final de cada artigo há a data em que foi originalmente publicado.