Foto: Ana Meirinho

Cinco propostas para este fim-de-semana

A não perder

Oliveiras milenares, morcegos, aves, peixes e uma lagoa cheia de biodiversidade são as oportunidades que lhe sugerimos para este fim-de-semana. Estas são as nossas propostas.

 

Morcegos no castelo:

Descubra e identifique os morcegos que moram no Castelo de São Jorge, em Lisboa. Neste passeio nocturno guiado por um biólogo terá a oportunidade de observar, por exemplo, o morcego-rabudo, o morcego-anão, o morcego-de-água e o morcego-hortelão. Com a ajuda de um detector de ultrassons poderá ouvir os sons que estes fantásticos animais produzem.

Quando: 18 de Julho

Preço: 10 Euros (deve fazer uma inscrição prévia)

Contactos: 21.880.06.20 ou info@castelodesaojorge.pt

 

 

Passe uma manhã (ou uma tarde) na Lagoa Pequena:

Passeie ou deixe-se ficar a observar os animais e as plantas da Lagoa Pequena, em Sesimbra, área que faz parte da Rede Natura 2000. Neste hotspot de biodiversidade, a 31 quilómetros de Lisboa, procure ver espécies como o camão, a garça-vemelha, mas também a  lontra, ou a rara planta ameaçada Armeria rouyana.

O Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena tem à sua disposição dois percursos – o percurso do Caimão (750 metros) e o percurso das Garças (1,150m) – e quatro observatórios.

Quando: O horário de Verão é das 08h30 às 12h00 e das 15h00 às 19h30 (a última entrada é às 18h30)

Preço: 2,10 Euros

Contactos: 93 998 22 92 ou info.lagoapequena@cm-sesimbra.pt

 

 

Descubra a oliveira milenar do Parque de Serralves:

Aproveite este Open Day e visite o Museu e o Parque de Serralves gratuitamente. Além de poder visitar as exposições terá a oportunidade de ficar a conhecer ao pormenor a oliveira milenar do Parque de Serralves, numa oficina das 10h00 às 13h00, na Clareira das Azinheiras. Recorrendo a lupas e a microscópios, observe as nervuras, anéis ou líquenes e faça experiências ao ar livre na bancada botânica dedicada à árvore.

Quando: 18 de Julho

Preço: gratuito

Contactos: 22.615.65.00 ou serralves@serralves.pt

 

 

Workshop “Olhó peixe fresquinho!”: 

Este workshop, integrado no ciclo “Há ciência em Lisboa!”, realiza-se com uma visita à área de venda de peixe fresco do Mercado Municipal de Alvalade Norte, guiada por biólogos marinhos.

Os visitantes vão ficar a conhecer as espécies marinhas ali vendidas e a forma como são exploradas. Após a visita, está prevista uma actividade prática para dar a conhecer alguma da fauna amostrada no âmbito de projectos de investigação. Quem participar, vai poder ainda acompanhar a dissecação de peixes e observar à lupa e microscópio órgãos e estruturas internas desses animais.

Quando: 18 de Julho, das 10h00 às 13h00

Preço: Grátis

Contactos: nei2015lisboa@gmail.com

 

 

Anilhagem científica de aves selvagens:

Aproveite a manhã de sábado para ir ao Parque Biológico de Gaia ver as aves de perto numa sessão de anilhagem. Com a colaboração de ornitólogos credenciados, são capturadas aves selvagens, sendo então objecto de análise biométrica, após o que são anilhadas e devolvidas à liberdade. Mais tarde, se quiser, pode participar no percurso ornitológico guiado pelos técnicos do Parque, das 15h00 às 17h30.

Quando: 18 de Julho, das 10h00 às 12h00 (anilhagem); percurso ornitológico das 15h00 às 17h30.

Preço:

Adultos: 6 Euros

Jovens (7 aos 17 anos) e séniores: 3 Euros

Crianças até aos 6 anos: grátis

Contacto: 22.787.81.20