Foto: Joana Bourgard/Wilder

Dez iniciativas gratuitas para participar no Festival Pé n’A Terra

Para fazer

O Festival Pé n’A Terra, organizado pela associação Biodiversity4all, tem como objectivo celebrar o Dia Internacional da Biodiversidade, que acontece todos os anos a 22 de Maio.

 

Entre os dias 10 e 28 de Maio, famílias e grupos de amigos são convidados a juntarem-se a várias actividades, ou a organizarem os seus próprios passeios, para irem à descoberta da biodiversidade. Depois, há que registar as espécies observadas no portal da Biodiversity4all.

Entre as diversas acções previstas no âmbito do Pé n’A Terra, a Wilder sugere-lhe 10 iniciativas gratuitas às quais se pode juntar, para descobrir a natureza em Portugal.

 

  1. Manhã de Voluntariado no Baldio de Carvalhais: Organizada pela em São Pedro do Sul, numa área gerida pela associação Montis, nesta acção os voluntários vão ajudar diminuir os riscos de incêndio, ao mesmo tempo que registam a flora. A Montis assegura material de trabalho, seguro de acidentes e um almoço ligeiro.

Data: 13 de Maio, sábado, entre as 15h00 e as 17h00

Local: São Pedro do Sul

Entidade: Montis

 

  1. Dia dos Insectos em Ordem nos Biospots da Lagoa de Mira: Destinada a qualquer interessado, esta acção vai durar o dia inteiro (20 de Maio) e ensina a identificar os insectos até ao nível da categoria taxonómica da ordem. De manhã há uma saída guiada, seguida da identificação e registo dos espécimes recolhidos. À tarde, aprende-se com o Jogo dos Insectos em Ordem.

Data: 20 de Maio, sábado, entre as 09h30 e as 16h30

Local: Lagoa de Mira

Entidade: Tagis (http://www.tagis.pt/notiacutecias.html)

 

  1. Passeio da Biodiversidade: Este passeio guiado na zona do Mogadouro, distrito de Bragança, começa por uma visita à Cascata da Faia da Água Alta. Depois da merenda, segue-se um percurso por um vale agrícola, que terminará numa zona de pastoreio. Inscrições gratuitas mas obrigatórias (montisacn@gmail.com). O almoço está incluído.

Data: 20 de Maio, sábado, entre as 10h00 e as 17h00

Local: Mogadouro, distrito de Bragança

Entidade: Montis

 

  1. Actividades na Lagoa Pequena: Este vai ser um domingo cheio de actividades no Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena, no concelho de Sesimbra. A manhã começa com uma saída para observação de aves. À tarde, haverá um ‘peddy-paper’ e uma sessão com histórias, jogos e pinturas. A inscrição é obrigatória, até dia 19 de Maio, para lopes@spea.pt.

Data: 21 de Maio, domingo, entre as 09h00 e as 18h00

Local: Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena, Sesimbra

Entidades: SPEA, CMSesimbra, ICNF

 

  1. Inauguração da Estação da Biodiversidade de Vale do Zêzere: No concelho de Manteigas, esta nova Estação da Biodiversidade (EBIO) vai permitir aos seus visitantes identificarem e registarem os insectos e a flora ao longo de um percurso com cerca de um quilómetro. No dia 21 de Maio, vai ser apresentada publicamente pelos seus promotores e pelos investigadores responsáveis pelo conteúdo dos 9 painéis informativos. Para mais informações, pode contactar Patrícia Garcia Pereira, da associação Tagis (pnpereira@fc.ul.pt).

Data: 21 de Maio, domingo, entre as 10h00 e as 13h00

Local: EBIO Vale do Zêzere

Entidade: Câmara Municipal de Manteigas

 

  1. Inauguração da Estação da Biodiversidade do Parque Urbano de Viana do Castelo: Tal como as restantes EBIO, esta nova Estação da Biodiversidade dá a conhecer aos seus visitantes os insectos e a flora da região, ao longo de um pequeno percurso. Na inauguração, estarão presentes os promotores e os investigadores responsáveis pela informação dos nove painéis colocados ao longo do caminho. Para mais informações, pode contactar Patrícia Garcia Pereira, da associação Tagis (pnpereira@fc.ul.pt).

Data: 21 de Maio, domingo, entre as 10h00 e as 13h00

Local: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo (CMIA)

Entidade: CMIA

 

  1. Inauguração da Estação da Biodiversidade de Fontelas: Em Loures, a inauguração desta EBIO vai incluir uma visita guiada com os promotores e os investigadores que produziram o conteúdo dos 9 painéis informativos, colocados ao longo de um percurso de um quilómetro.

Data: 22 de Maio, segunda-feira, entre as 10h00 e as 13h00

Local: EBIO de Fontelas

Entidade: Câmara Municipal de Loures

 

  1. À descoberta das aves do Estuário do rio Ave: Nesta actividade que dá a conhecer a área envolvente da Ponte do Ave, na zona de Vila do Conde, vão observar-se as aves ao longo do rio, em direcção à sua foz. O percurso termina junto ao Parque Atlântico de Vila do Conde. Esta é uma das acções organizadas pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde.

Data: 23 de Maio, terça-feira, entre as 09h00 e as 12h00

Local: Vila do Conde

Entidade: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde

 

  1. Bioblitz Olivais: A ideia é ir à descoberta de animais e plantas no Jardim da Biblioteca dos Olivais e na sua vizinhança, ao longo de dois dias, numa inventariação relâmpago das espécies que ali ocorrem. Este bioblitz está aberto a todos os interessados.

Data: 25 e 28 de Maio (quinta-feira e domingo), entre as 10h00 e as 22h00

Local: Jardim da Biblioteca dos Olivais

Entidades: Junta de Freguesia dos Olivais e BioDiversity4all

 

  1. Bioblitz Parque da Paz: No Parque da Paz em Almada, ao longo de um dia inteiro, biólogos de várias especialidades vão ajudar os participantes a identificarem as espécies de animais e plantas que povoam este espaço verde. O bioblitz está aberto a todas as famílias, alunos e professores, e vai incluir também oficinas educativas e jogos para todas as idades.

Data: 27 de Maio, sábado, entre as 09h00 e as 22h00

Local: Parque da Paz, Almada

Entidades: Câmara Municipal de Almada e BioDiversity4all

 

Saiba mais.

No site dedicado ao Pé n’A Terra, pode conhecer mais informações sobre estas e outras actividades organizadas durante o festival.

Leia também uma entrevista dada pelos responsáveis do BioDiversity4all.