Foto: Wilder

Doze propostas para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

A não perder

No dia 18 de Abril comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com mais de 750 actividades de Norte a Sul do país, a decorrer de 16 a 18 deste mês, entre sábado e segunda-feira. A Wilder sugere-lhe estas 12, desde visitas guiadas, a percursos pedestres.

 

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que este ano tem como tema “Desporto, um Património Comum”, foi criado em 1982 para “sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização”, explica a Direcção-Geral do Património Cultural. A maioria das iniciativas são gratuitas.

Aqui fica o que não pode perder.

Ciclo Paper Parque Natural do Pico (Madalena, Pico, Açores):

Actividade de lazer com a utilização de bicicleta, para testar as capacidades de orientação das equipas, de improviso às dificuldades impostas (decifrar pistas, realizar tarefas) e do conhecimento.

Quando: 16 de Abril

 

Trilho Janela do Inferno (Lagoa, São Miguel, Açores):

Esta Pequena Rota Circular de 7,3km, de fácil execução, conta com inúmeros aquedutos e pontes que remontam ao século passado e cujo objectivo era levar água às populações e indústria do Álcool.

Quando: 17 de Abril

 

Trilho dos Antepassados (Arcos de Valdevez):

Durante cerca de duas horas e um percurso com cerca de 4km, os participantes vão ficar a conhecer melhor o Núcleo Megalítico do Mezio, Branda de gado, uma das zonas mais bonitas do Parque Natural da Peneda-Gerês, com histórias e curiosidades associadas a monumentos e sítios no território.

Quando: 17 de Abril

 

Percurso pedestre Rota da Água (Barrancos):

Percurso circular com 15km de extensão, passando pelo Miradouro, ruínas do antigo Posto da Guarda-fiscal, Bica da Lancheira, Pedreira Municipal, Serra Colorada, Moinhos e Fonte da Pipa, entre outros.

Quando: 18 de Abril

 

Caminhos do Arroz (Benavente):

Os participantes são convidados a percorrer os antigos trilhos que conduziam os trabalhadores rurais aos campos de arroz, entre o Museu Municipal e o Palácio do Infantado. Partindo de Benavente, atravessam as várzeas do Sorraia e do Almansor para chegar a Samora Correia.

Quando: 17 de Abril

 

Caminhada pelo Parque Natural do Douro Internacional, Museu do Côa, Faia Brava e Parque Arqueológico do Vale do Côa (Figueira de Castelo Rodrigo):

Este é um dia de caminhada pelo património comum da região, ligando o Parque Natural do Douro Internacional ao Museu do Côa, atravessando a Reserva da Faia Brava e o Parque Arqueológico do Vale do Côa.

Quando: 18 de Abril

 

Percurso interpretativo pela ribeira de Couros (Guimarães):

Percurso interpretativo pela ribeira de Couros, desde as fundações da nacionalidade, no qual o curso de água fertilizava as terras do “Parque da Cidade”, do apogeu da indústria dos curtumes no quarteirão de Couros à planície da Veiga de Creixomil, de onde esta conflui com o rio Selho.

Quando: 16 de Abril

 

Visita “à descoberta das plantas nativas do Castelo de Leiria” (Leiria):

O público será convidado a conhecer as plantas da zona do castelo, numa observação conjunta, para entender o enquadramento da flora nativa e suas características, no âmbito de uma pequena “viagem” ao longo da encosta do castelo.

Quando: 18 de Abril

 

Passeio pelo Parque Florestal de Monsanto (Lisboa):

Durante um passeio por Monsanto vai descobrir desde quando é habitada a Serra de Monsanto, qual a origem daquela floresta ou quando foi construído o Aqueduto das Águas Livres.

Quando: 18 de Abril

 

Visita às colecções do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa):

Conheça as colecções deste museu, em visitas orientadas pelos seus curadores.

Quando: 18 de Abril

 

Passeio pedestre entre Amieira e Alqueva com o Lago a seus pés (Amieira):

Passeio pedestre desde o Cais Fluvial de Amieira à aldeia de Alqueva, nas margens do Grande Lago de Alqueva. O contraste da paisagem de montado e o lago é bem visível nesta zona, depois da construção da barragem de Alqueva.

Quando: 18 de Abril

 

Visita guiada ao Parque de Serralves (Porto):

Descubra o Parque da Fundação Serralves nesta visita guiada.

Quando: 18 de Abril

 

Consulte aqui toda a programação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2016.