Campainhas-amarelas (Narcissus bulbocodium). Foto: Ana Júlia Pereira/SPBotânica

Encontrar as flores da Serra de Montejunto e das Serras de Aire e Candeeiros

Passeios de Primavera

A Primavera está entre as melhores alturas do ano para passear na natureza, à descoberta do mundo natural que se renova. Ana Júlia Pereira, da Sociedade Portuguesa de Botânica, sugere-lhe um passeio à descoberta das flores fantásticas que agora enfeitam a Serra de Montejunto e as Serras de Aire e Candeeiros.

 

Wilder: Qual é o local ou locais que gostava de dar a conhecer, neste início de Primavera?

Ana Júlia Pereira: Essa é uma pergunta difícil de responder… Março e Abril são meses fantásticos para andar no campo a ver flores na generalidade do país. Mas nas regiões do Norte ou nas zonas montanhosas esse maravilhamento chega um pouco mais tarde, Maio, Junho, Julho. Em Julho, por exemplo, é excelente para observar a diversidade de espécies da flora de montanha.

 

Linaria supina. Foto: Ana Júlia Pereira/SPBotânica

 

Mas foquemo-nos em Abril e tentemos alguma objectividade! A nossa sugestão vai para um passeio pedestre nas serras calcárias do Centro-Oeste – Serra de Montejunto ou Serras de Aire e Candeeiros – nos locais que assinalamos aqui e aqui.

 

Flor-dos-passarinhos (Ophrys scolopax). Foto: Ana Júlia Pereira/SPBotânica

 

W: Porquê a sugestão destes locais?

Ana Júlia Pereira: Nestas áreas e por esta altura estão em plena floração os prados de orquídeas, os prados rupícolas, as cascalheiras e afloramentos rochosos, habitats muito frequentes nestas serras calcárias.

 

Satirião-macho (Orchis mascula). Foto: Ana Júlia Pereira/SPBotânica

 

Estes são habitats muito ricos em orquídeas, narcisos, tulipas, jacintos e toda uma diversidade de plantas herbáceas que ocorrem quase exclusivamente nestes ambientes onde a geologia dominante é a rocha calcária.

 

Ranúnculo-vulgar (Ranunculus ollissiponensis). Foto: Ana Júlia Pereira/SPBotânica

 

Esta é também a melhor altura para percorrer os matos de tomilho, rosmaninho e tojo que dominam a paisagem destas serranias e lhe conferem os aromas e as cores tão característicos.

W: Quais são as espécies de flora que se podem encontrar, facilmente, nestes locais sugeridos?

Ana Júlia Pereira: O melhor será as pessoas pesquisarem no portal Flora-On as espécies da flora que ocorrem nestas áreas que propomos para este início de Abril, na Serra de Montejunto e nas Serras de Aire e Candeeiros.

 

Fritilária (Fritillaria lusitanica). Foto: Ana Júlia Pereira/SPBotânica

 

Série Passeios de Primavera:

Nesta Primavera, com a ajuda de especialistas no mundo natural, a Wilder vai sugerir-lhe alguns dos melhores passeios para ver de perto o que está a acontecer na natureza.

Se tiver sugestões, pode enviar-nos texto e imagens para geral@wilder.pt.