Fotos: SEO/Birdlife

Natureza espanhola chega à televisão em nova série de 28 episódios

Televisão

Estreou neste sábado na RTVE La 2 uma nova série de 28 episódios sobre a natureza. Uma vez por semana, estes documentários vão mostrar as histórias e as pessoas que vivem em 27 espaços de Rede Natura 2000, em Espanha.

 

A série Rede Natura 2000, a vida nos espaços protegidos de Espanha estreou a 5 de Março e quer mostrar a riqueza natural e as histórias das pessoas que vivem naquelas áreas de reconhecido valor para a biodiversidade.

Durante 24 meses, a equipa de produção viajou por todo o país para mostrar como é viver em áreas de Rede Natura 2000 – que, em Espanha, abrange um total de mais de 20 milhões de hectares e 1.800 sítios – falando com apicultores, gestores de pequenos hóteis, produtores de vinhos e muitos outros.

 

 

A série é produzida pela Sociedade Espanhola de Ornitologia (SEO/Birdlife) para a RTVE, com financiamento do programa europeu LIFE e passa todos os sábados às 13h30 (hora local) na RTVE La 2 e aos domingos às 09h05 na Radio5.

“Queremos abrir uma janela para a Rede Natura 2000 através dos olhos de quem vive nela”, explica Asunción Ruiz, directora-executiva da SEO/Birdlife, em comunicado.

 

 

“A riqueza do nosso património natural não seria possível sem eles. Com o seu trabalho, contribuem para preservar as espécies e habitats europeus mais valiosos e ameaçados”, acrescenta.

Anualmente, a Rede Natura 2000 – rede de 27.000 espaços protegidos de grande riqueza natural na Europa e que abrange mais de um milhão de quilómetros quadrados – dá emprego directo a 12 milhões de europeus, além de oferecer serviços de ecossistemas como o armazenamento de carbono, qualidade da água e protecção em relação a inundações, por exemplo. Estes serviços estão avaliados em 300 mil milhões de euros por ano.

 

 

O primeiro episódio foi uma apresentação ao que é a Rede Natura 2000 e os restantes 27 vão mostrar espaços espanhóis incluídos nesta rede europeia, desde as zonas húmidas de Urdaibai à Serra Norte de Sevilha.

“Procurámos aquelas pessoas que, com a sua forma de vida e com o seu trabalho, são a semente de uma sociedade nova, onde todos os elementos dos ecossistemas são capazes de encontrar os equilíbrios necessários para a sobrevivência e para a vida do planeta”, explica o director da série, Miguel Llorens.

 

 

Esta série foi produzida no âmbito do projecto LIFE+ Activa tu auténtica riqueza. Rede Natura 2000, iniciativa da SEO/Birdlife e da Agência espanhola de notícias EFE, com o apoio da Comissão Europeia.