O ano começa bem para os livros sobre Natureza

Escrita de natureza

A escrita de natureza entra com passos de gigante em 2016, trazendo um livro que, para muitos, tem tudo para ser o melhor do ano. Esta lista com os livros que chegam em Janeiro começa com The Outrun, da escocesa Amy Liptrot, mas tem muitas outras novidades.

 

 

THE OUTRUN

Por Amy Liptrot

Canongate

Data de publicação: 14 de Janeiro

Preço: 14,99 Libras

 

 

Durante mais de dez anos Amy Liptrot esteve longe da sua terra natal, as ilhas Orkney, no Mar do Norte ao largo da Escócia. Até agora. Uma vez de volta, Amy revive memórias da quinta onde viveu em criança, do ciclo das estações e da doença neurológica do pai. Mas veio uma pessoa diferente. A década passada em Londres mergulhou-a num ciclo hedonista. Sem se conseguir controlar, o vício do álcool tomou-lhe conta da vida. De volta a Orkney, com 30 anos, Amy sente-se à beira do precipício e tenta lidar com o peso dos seus problemas. Passando as manhãs a nadar nas águas frias do Mar do Norte, os dias à procura da vida selvagem de Orkney – os papagaios-do-mar a nidificar em penhascos no mar, as andorinhas-do-mar-árcticas em voos rasantes o suficiente para sentir as suas asas – e as noites à procura das estrelas no céu, Amy inicia, lentamente, a sua viagem de recuperação. Este é um livro sobre o que é viver no limite, sobre as distâncias entre a grande cidade e a ilha e sobre a capacidade da natureza em renovar a esperança.

 

 

BIOLOGY OF WONDER: ALIVENESS, FEELING AND THE METAMORPHOSIS OF SCIENCE

Por Andreas Weber

New Society Publishers

Data de publicação: 26 de Janeiro

Preço: 21,95 dólares

 

O distanciamento entre os seres humanos e a natureza estará na origem da maioria das catástrofes ambientais no planeta. No livro The Biology of Wonder, o investigador alemão Andreas Weber propõe uma nova abordagem às ciências biológicas que devolve o ser humano ao mundo natural. Segundo este especialista em vida marinha, os sentimentos e as emoções não são supérfluos no estudo dos organismos, mas são a fundação da vida. Com base nesta premissa nasce aquilo a que chama “ecologia poética”, que liga intimamente a nossa espécie a tudo o que nos rodeia. Weber quer mostrar que não há qualquer separação entre nós e o mundo onde vivemos. Numa proposta desafiante de reconciliar a Ciência à emoção, este livro pretende ser o início de uma revolução na Biologia.

 

 

THE GATHERING TIDE: A JOURNEY AROUND THE EDGELANDS OF MORECAMBE BAY

Por Karen Lloyd

Saraband

Data de publicação: 7 de Janeiro

Preço: 12,99 libras

 

Karen Lloyd vive em Kendal, Cumbria, não muito longe da grande baía de Morecambe, no Noroeste de Inglaterra. Neste que é o seu primeiro livro, Karen leva-nos numa série de caminhadas pelos cerca de cem quilómetros da baía. Nas páginas de The Gathering Tide, a autora mostra-nos paisagens fascinantes e conta-nos as estórias de lugares, pessoas e da vida selvagem. Ao caminharmos com Karen, ela explora as suas próprias memórias da baía, fazendo uma espécie de peregrinação ao seu passado e presente. O resultado é um relato singular de uma das mais interessantes regiões costeiras de Inglaterra. Karen escreve para várias publicações, incluindo o jornal The Guardian e o blog Caught by the River.

 

 

LANDSKIPPING: PAINTERS, PLOUGHMEN AND PLACES

Por Anna Pavord

Bloomsbury Publishing

Data de publicação: 28 de Janeiro

Preço: 20 libras

 

Este é um livro dedicado à paisagem e às sensações de conforto e fascínio que nos pode causar. Neste caso concreto, as paisagens inglesas. Anna Pavord explora as diferentes formas como os seres humanos, ao longo do tempo, foram respondendo à terra. Começando pelos pintores, atraídos às zonas rurais no século XVIII, passando mais tarde pelos turistas à procura de pontos de interesse e aos agricultores, alguns dos quais também escreveram sobre as paisagens. Anna Pavord escreve sobre plantas para o jornal The Independent.

 

 

NICHOIRS ET MANGEOIRES POUR TOUT L’ANNÉE

Por Armin Taubner e Gudrun Schmitt

Carpentier Didier Eds

Data de publicação: 14 de Janeiro

Preço: 15,50 Euros

 

 

Com este livro poderá aprender a fazer construções criativas para os habitantes do seu jardim. Ouriços, borboletas, abelhas e aves, são todos visitantes regulares dos nossos jardins e precisam de ajuda. Ficam aqui várias ideias criativas para construir hotéis para insectos, ninhos para aves e comedouros para diversos animais. Tudo de acordo com as necessidades das diferentes espécies. Além de instruções detalhadas sobre cada passo dos trabalhos, há fotografias úteis e modelos para que não se engane em nada.