Foto: Paula Côrte-Real

O Dia das Aves está a chegar ao Jardim da Gulbenkian

Evento

Os jardins enchem-se de aves no Outono. As que ali residem o ano inteiro, as que chegam para passar os meses mais frios em Portugal, ou ainda as que aproveitam para repor energias, no meio de longas migrações que as levarão para locais distantes. O Dia das Aves no Jardim da Gulbenkian, em Lisboa, no próximo sábado, dia 19, quer celebrar esta diversidade de aves e dar as boas vindas ao Outono, que começa já na quarta-feira seguinte.

 

A Wilder falou com as equipas educativas dos jardins e do museu da Fundação e dá-lhe a conhecer seis actividades agendadas para o Dia das Aves, dirigidas a diferentes idades, e que não vai querer perder. Atenção que o número de vagas é limitado para muitas destas acções.

 

Encontro de ‘Garden Sketching’

Vão ser cerca de três horas de desenho livre no Jardim da Gulbenkian, sob a alçada dos Urban Sketchers Portugal. O início está marcado para as 14h30 e o ponto de encontro é junto de Mário Linhares, membro deste grupo, que vai estar no Centro Interpretativo Gonçalo Ribeiro Telles. Será uma actividade completamente livre e aberta a todos os que gostam de desenho, que no final podem encontrar-se para partilharem os resultados. É necessário levar o seu próprio diário gráfico e os restantes materiais.

Quando: 14h30 – 17h30
Concepção e orientação: Urban Sketchers Portugal
Preço: Gratuita

 

Pássaros na terra, na água e no ar

Esta oficina para famílias dirige-se aos mais pequenos, entre os quatro e os dez anos de idade. Pais e filhos vão fazer jogos de descoberta e de caça ao tesouro baseados em 12 das muitas espécies de aves que povoam o jardim. O chapim azul, a galinha d’água (que hoje em dia já nidifica neste espaço verde) e a pequenina carriça são algumas das estrelas desta oficina. O início está marcado para as 15h00, no Centro Interpretativo Gonçalo Ribeiro Telles.

Quando: 15h00 – 17h00
Concepção e orientação: Lurdes Rodrigues
Preço: 7,5 euros (criança + adulto); 4 euros para outros familiares

 

O multiplicador de aves no jardim

Outra oficina para famílias com crianças dos quatro aos dez anos, que neste caso acontece de manhã e se repete ao início da tarde. Com a ajuda de um carrinho que transporta um armário cheio de imagens, tintas e pincéis, os mais novos vão conhecer as aves que moram no jardim da Gulbenkian. O desafio vai ser pintarem e enfeitarem a silhueta de uma ave favorita, que depois pode ficar em exposição em pleno jardim, para todos os amigos e interessados verem.

Quando: 11h00-12h30 e 15h00-16h30
Concepção e orientação: Vanda Vilela
Preço: 7,5 euros (criança + adulto); 4 euros para outros familiares

 

Aves e pássaros: dos reais aos imaginários – visita e oficina

De manhã, as aves reais e imaginárias da colecção do Museu Calouste Gulbenkian são o tema de um percurso multicultural por toda a exposição, desde o Antigo Egipto à Idade Média e às peças de joalharia de Lalique (Arte Nova). Em foco vai estar a importância simbólica e cultural de cada ave, como o falcão do Egipto e os pavões, entre outros. Para maiores de 12 anos, com encontro marcado para o Serviço Educativo do Museu.

À tarde, no mesmo local, realiza-se uma oficina para famílias com crianças maiores de quatro anos. Primeiro, para se inspirarem, vão todos descobrir partes da colecção do museu, através das diversas aves míticas que ali habitam. De seguida, os miúdos vão construir e enfeitar as suas próprias fénixes.

Quando: 11h00-12h00 (maiores de 12 anos) e 14h30-16h30 (maiores de 4noa)
Concepção e orientação: Equipa educativa do museu
Preço: De manhã: 5 euros. À tarde: 7,5 euros (criança + adulto); 4 euros para outros familiares

 

Contos nos jardins, jardins nos contos

A meio da manhã e em mais dois momentos diferentes, durante a tarde, crianças e adultos de todas as idades podem assistir a uma sessão de contos inspirados na Natureza e nos pequenos recantos e habitantes dos jardins. Meia-hora para todos sonharem acordados, com ponto de encontro no Centro Interpretativo Gonçalo Ribeiro Telles.

Quando: 11h00-11h30; 14h30-15h00; 16h00-16h30
Concepção e orientação: António Fontinha
Preço: 2 euros

Para conhecer o programa completo do Dia das Aves, tal como adquirir bilhetes por via electrónica, para as diversas actividades, pode consultar aqui.