//

O melhor da Primavera: abelhões escavadores

Os fenómenos essenciais da vida selvagem para apreciar este mês. Começamos com o abelhão-comum (Bombus terrestris). Nesta altura, as rainhas estão a fazer os seus novos ninhos no solo. Uma escolha da rede Estações da Biodiversidade (EBio).

 

As rainhas que hibernaram no Inverno estão agora muito ativas a fazer um novo ninho no solo, aproveitando buracos já existentes, para colocar os ovos da próxima colónia de abelhões.

 

Foto: EBio

 

Para tal, as rainhas precisam de energia em abundância pelo que podemos vê-las a alimentar-se de néctar nas flores, tendo particular preferência pelas flores da borragem.

Estes abelhões estão muito ativos durante a manhã e final da tarde, evitando as horas de maior calor.

Dica: São muitos os locais onde podemos ver esta espécie. Dois dos melhores são as Estações da Biodiversidade da Ribeira do Torgal e Ribeira de Alportel.

Agora é a sua vez: Insira no portal Biodiversity4all os registos dos abelhões que encontrar para ajudar a fazer um mapa da biodiversidade de Portugal.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.