As férias escolares de Verão já chegaram. A Wilder foi procurar actividades de tempos livres para crianças e jovens e deixa-lhe um conjunto de sugestões, em vários pontos do país. Sempre com ligação ao mundo natural.

 

 

 

 

 

 

Oficinas de Verão no Parque Biológico de Gaia

Dirigidas a crianças e jovens dos 6 aos 14 anos, as oficinas de Verão do Parque Biológico de Gaia prevêem, por exemplo, um jogo de experiências sobre o solo, percursos de observação da natureza e um atelier de fotografia no exterior.

Quando: Entre 29 de Junho e 28 de Agosto (dias úteis), das 09h00 às 18h00
Onde: Parque Biológico de Gaia (Vila Nova de Gaia)
Idades: Dos 6 aos 14 anos
Preço: 18 euros p/dia (17 euros c/cartão anual do parque)

Mais informações

 

Férias em Serralves

As oficinas de Verão na Fundação de Serralves vão dos 4 e os 12 anos e dividem-se em vários grupos etários, de acordo com o tema de cada uma. Ocupam cinco manhãs ou cinco tardes. Estão previstas oficinas de hortas ou para conhecer os animais da quinta e do parque, mas também de culinária, pintura, fotografia e muitas outras.

Quando: Entre 6 de Julho e 4 de Setembro (dias úteis), com acolhimento das 08h30 às 18h00, dependendo do horário da oficina
Onde: Fundação de Serralves (Porto)
Idades: Dos 4 aos 12 anos
Preço: 40 euros p/oficina (5 manhãs ou 5 tardes). Almoço ou acompanhamento a essa hora são pagos à parte.

Mais informações

 

Campo de Férias Ambiental da Quercus

O campo ambiental da Quercus, entre 19 e 25 de Julho, realiza-se na zona do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. As pernoitas do campo de férias residencial são na Pousada da Juventude de Alvados, em Porto de Mós. Estão previstas várias acções ligadas à biodiversidade, incluindo a realização de percursos interpretativos com identificação de flora e fauna, uma visita ao carsoscópio, para falarem sobre morcegos, e uma actividade de anilhagem de aves. Os jovens são acompanhados por técnicos da Quercus, ligados às áreas da conservação e educação ambiental.

Quando: De 19 e 25 de Julho
Onde: Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
Idades: Dos 10 aos 16 anos
Preço: 250 euros (200 euros para sócios)

Mais informações

 

wilder_science4you_campo de férias

 

 

 

 

Campos de Férias Science4You

Para crianças e jovens dos 6 e os 12 anos, realizam-se tanto em Lisboa, no Campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, como no Porto, nas instalações da Inoveduc. As inscrições são normalmente para uma ou duas semanas, mas podem ser para menos dias. O programa inclui plantar sementes, estudar o ADN da fruta, fabricar bolhas de sabão e várias acções de biologia, ecologia, física e culinária, entre outras.

Quando: Programas de 1 ou 2 semanas, nos dias úteis de 15 de Junho a 4 de Setembro, a partir das 08h00 até às 18h30
Onde: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa) e Inoveduc (Porto)
Idades: Dos 6 aos 12 anos
Preço: 175 euros por semana ou 325 euros por duas semanas. Para programas diários, 35 euros

Mais informações

 

Carsoférias no Centro de Ciência Viva do Alviela

O Centro de Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio fica situado no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. A proposta do centro para estas férias, planeada para miúdos dos 6 aos 12 anos, é que eles sejam verdadeiros exploradores da natureza. Todos juntos, vão observar plantas e animais, recuar ao passado com a ajuda de fósseis e conhecer melhor os recantos do rio Alviela.

Quando: De 29 de Junho a 28 de Agosto, entre as 10h00 e as 18h00 (as crianças são recebidas a partir das 9h30)
Onde: Centro de Ciência Viva do Alviela, na Praia Fluvial dos Olhos d’Água do Alviela, junto à nascente do rio (em Louriceira-Alcanena)
Idades: Dos 6 aos 12 anos
Preço: 10 euros p/dia, 40 euros p/semana e 70 euros p/duas semanas. Refeições não incluídas.

Mais informações

 

Oceanário de Lisboa_Férias Debaixo de Água_Pedro A. Pina

Férias Debaixo de Água

As férias no Oceanário de Lisboa vão levar as crianças e jovens em viagens imaginárias por todo o mundo, divididos em três grupos etários (dos 4 aos 6 anos, dos 7 aos 9 e dos 10 aos 12 anos). Os montes submarinos, a floresta tropical e algumas das áreas protegidas portuguesas, com o estudo da respectiva flora e fauna, são alguns dos “destinos” destas férias.

Quando: De 22 de Junho a 11 de Setembro (dias úteis), das 8h30 às 18h30
Onde: Oceanário de Lisboa
Idades: Dos 4 aos 12 anos
Preço: 40 euros/dia; 150 euros para 4 dias e 180 euros para 5 dias. Inclui almoços e lanches.

Mais informações: 218.917.000 ou reservas@oceanario.pt

 

Aprender sobre as plantas no Jardim Botânico da Ajuda

O programa de férias Pró-Ambiente, no Jardim Botânico da Ajuda, tem todas as semanas um tema diferente. Os participantes, dos 4 aos 12 anos, vão ter formação teórica e prática sobre plantas, com especialistas. Recebem ainda formação teatral da responsabilidade do grupo de teatro Animarte, para no final da semana apresentarem o resultado à família.

Quando: De 22 de Junho a 24 de Julho (dias úteis), entre as 9h00 e as 18h00
Onde: Jardim Botânico da Ajuda (Lisboa)
Idades: Dos 4 aos 12 anos
Preço: 140 euros uma semana o dia inteiro (175 euros c/almoço); 80 euros uma semana, apenas manhãs ou tardes

Mais informações

 

Férias no Museu de História Natural

As oficinas de férias no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, destinam-se a crianças entre os 6 e os 12 anos e realizam-se até 17 de Julho. Por dia realizam-se duas oficinas, uma de manhã e outra à tarde, com temas como a utilização da luz pelos animais, a observação de rochas ao microscópio ou a forma como se orientam as borboletas. Com muitos desenhos, pinturas e modelagens pelo meio.

Quando: De 22 de Junho a 17 de Julho (dias úteis), com acolhimento desde as 08h45 e recolha até às 17h45
Onde: Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa)
Idades: Dos 6 aos 12 anos
Preço: 12,5 euros por oficina, com desconto de 10% para mais de uma manhã ou tarde

Mais informações

 

Férias de Verão com Ciência, em Lagos

O Centro de Ciência Viva de Lagos, no Algarve, realiza oficinas de Verão onde os pais podem inscrever os miúdos, mesmo que estejam ali só de férias. Ligadas à natureza, estão previstas actividades como o estudo de borboletas e de outros bichos, a observação de poças de maré na Praia da Batata, uma aventura no jardim e uma acção sobre plantas equilibristas, entre outras.

Quando: De 15 de Junho a 7 de Agosto (dias úteis), das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. Se estiverem inscritas de manhã e de tarde, as crianças podem trazer almoço e são acompanhadas no centro.
Onde: Centro de Ciência Viva de Lagos (Algarve)
Idades: Dos 6 aos 12 anos
Preço: 5 euros por oficina ou 13 euros p/dia (outros preços no site)

Mais informações: Neste link ou também pode telefonar para o 282.770.000, uma vez que o programa das actividades não está ainda completamente disponível no site.

 

Férias no ExpoLab, nos Açores

No ExpoLab, que é o Centro de Ciência Viva dos Açores, na ilha de São Miguel, os mais novos vão brincar aos cientistas entre 27 e 31 de Julho, com várias oficinas que incluem actividades de laboratório, uma expedição à Serra Devassa e uma visita de descoberta do jardim. As inscrições são até 20 de Julho e o programa de actividades, por enquanto, é provisório.

Quando: De 27 a 31 de Julho, das 10h00 às 17h00
Onde: Centro de Ciência Viva ExpoLab (Lagoa, Ilha de São Miguel)
Idades: Dos 8 aos 12 anos
Preço: 10 euros p/dia ou 40 euros p/semana

Mais informações