Os cinco eventos que celebram o Outono e a migração das aves

Evento

Este ano, o Outono começa oficialmente no dia 23 de Setembro, mas os sinais da chegada desta nova estação já se vão sentindo. Para se preparar com tempo para as feiras e celebrações que em Portugal vão marcar a chegada desta estação, a Wilder apresenta-lhe cinco actividades que pode desde já marcar na agenda.

 

Dia das Aves

Quando: 19 de Setembro (sábado)

Onde: Jardins da Gulbenkian, em Lisboa. O ponto de encontro é o Centro Interpretativo Gonçalo Ribeiro Telles, com excepção de duas oficinas que se realizam no museu.

Na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a chegada do Outono celebra-se a 19 de Setembro. As aves são o tema principal deste dia que vai incluir actividades para todas as idades, ao longo do dia, com especial atenção às espécies que habitam o jardim e também o museu. Estão previstas várias oficinas para crianças, jovens e adultos (incluindo anilhagem de aves), uma sessão de ‘garden sketching’, leitura de contos da natureza.

 

Festa do Outono

Quando: 27 de Setembro (domingo)

Onde: Parque de Serralves, Porto

A 7ª edição da Festa do Outono vai festejar-se no dia 27 de Setembro, no Parque de Serralves, no Porto, entre as 10h00 e as 19h00. A participação é gratuita e inclui inúmeras oficinas gratuitas para todas as idades e vários passeios guiados ao longo do parque, pensados para quem deseja conhecer as diferentes espécies. Outras actividades vão incluir espectáculos de música, dança, teatro e cinema, leitura de contos. E ainda a possibilidade de contactar de perto com alguns exemplares de animais de raças autóctones.

 

Festival de Observação de Aves de Sagres

Quando: 1 a 4 de Outubro (de quinta-feira a domingo)

Onde: Sagres, Vila do Bispo

A 6ª edição do Festival de Observação de Aves de Sagres promete inúmeras actividades ao longo de quatro dias, muitas ligadas às aves migradoras, mas outras também sobre o mundo marinho, as plantas, o património geológico e construído desta região algarvia. Atenção, que para muitas acções é necessária inscrição prévia (por aqui) e algumas já estão mesmo com a lotação esgotada. O festival está integrado no Euro Birdwatch 2015.

 

Euro Birdwatch 2015

Quando: 3 e 4 de Outubro (sábado e domingo)

Onde: Vários pontos do país

Todos os anos, o Euro Birdwatch junta milhares de observadores de aves por toda a Europa (e não só), para apreciarem o espectáculo das migrações e fazerem acções de monitorização. Em Portugal, é a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) que organiza este evento, que vai incluir saídas para observação de aves de Norte a Sul do país. Muitas acções são gratuitas, mas necessitam de inscrição prévia.

 

ObservaNatura

Quando: 10 e 11 de Outubro

Onde: Herdade da Mourisca, Setúbal

A Herdade da Mourisca vai receber pela sétima vez a feira “ObservaNatura”. A Observanatura é uma feira dedicada ao Turismo de Natureza, realizada ao ar livre na área protegida da Reserva Natural do Estuário do Sado, cuja organização está a cargo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da Troianatura.