Os livros de Julho sobre o mundo natural

A não perder

As nossas sugestões de obras sobre o mundo natural que chegam às livrarias em Julho.

 

BEHIND THE BINOCULARS: INTERVIEWS WITH ACCLAIMED BIRDWATCHERS

Por Mark Avery e Keith Betton

Pelagic Publishing

Data de publicação: 20 de Julho

Preço: 16,99 libras

 

Por que é que os maiores observadores de aves do Reino Unido começaram a fazer birdwatching? Quais foram as suas primeiras experiências na natureza? Como evoluíram as suas carreiras como ornitólogos profissionais? O que os motiva nesta sua paixão pela vida selvagem? Quantas aves já viram? Mark Avery e Keith Betton, eles próprios observadores de aves e conservacionistas, entrevistaram membros da comunidade ornitológica para saber a resposta a estas e a outras perguntas. Este livro leva o leitor aos bastidores, guiados por vários especialistas, desde Chris Packham a Stephen Moss, Stuart Winter ou Lee Evans.

 

NEXTINCTION

Por Ceri Levy e Ralph Steadman

Bloomsbury Publishing PLC

Data de publicação: 16 de Julho

Preço: 22,75 libras

 

Os autores do premiado “Extinct Boids” publicam agora um livro que volta a mostrar o trabalho do cartoonista Ralph Steadman. Desta vez, o tema não são as aves que já se extinguiram mas sim aquelas que ainda temos tempo para salvar. Aqui estão as 192 espécie de aves Criticamente em Perigo de extinção, assim classificadas pela Lista Vermelha da UICN (União Internacional de Conservação da Natureza), como a íbis-gigante ou o kakapo. Os textos são do realizador e conservacionista Ceri Levy.

 

BEYOND WORDS

Por Carl Safina

Henry Holt & Company

Data de publicação: 1 de Julho

Preço: 18,15 dólares

 

Depois de “The View from Lazy Point: a natural year in an unnatural world” (2011) e de “Song for the blue ocean” (1999), Safina traz-nos um livro sobre a vida dos animais, sobre a sua capacidade de compreensão e de se emocionarem. Misturando a observação com novos dados sobre o funcionamento do cérebro, a sua narrativa apaga muitas das distinções que hoje fazemos entre os homens e os animais. Em “Beyond words”, os leitores viajam a um orfanato para elefantes no Quénia, a Yellowstone (Estados Unidos) para observar lobos e até Vancouver por causa das baleias. Através destas viagens, Safina analisa como é que os animais pensam e sentem, levantando a questão sobre o que nos torna humanos.

 

THE SEARCH FOR THE RAREST BIRD IN THE WORLD

Por Vernon R. L. Head

Signal Books

Data de publicação: 9 de Julho

Preço: 14,99 libras

 

Em 1990, uma expedição de cientistas de Cambridge chegou às planícies da Etiópia. Foram registadas 315 espécies de aves. E uma asa de uma ave morta na estrada foi guardada num saco de papel. Tornou-se na asa mais famosa do mundo. Investigadores do Museu de História Natural em Tring conseguiram classificar uma nova espécie apenas a partir de uma asa, o Caprimulgus solala, uma espécie de noitibó. 20 anos depois, uma expedição de quatro pessoas partiu à procura da ave mais rara do mundo. Vernon Head conta a história das aventuras de Ian, Dennis, Gerry e dele próprio na Etiópia. Mas mais do que um livro de aventuras, esta obra é uma meditação sobre a natureza e sobre a curiosidade humana em relação ao mundo natural.

 

OISEAUX MARINS: ENTRE CIELS ET MERS

Por Fabrice Genevois e Christophe Barbraud

Quae Editions

Data de publicação: 20 de Julho

Preço: 22 euros

 

Este é um convite a uma viagem ao universo das aves marinhas que colonizaram todos os oceanos do planeta, desde as águas equatoriais até aos mares polares. As exigências do ambiente marinho moldaram as aves, obrigando-as a adaptar-se do ponto de vista morfológico, fisiológico e comportamental. Os autores mostram o que torna estas aves tão especiais, desde a sua capacidade para fazerem viagens intermináveis e também para mergulhos abissais. E não esquecem que elas são testemunhas das alterações aos ecossistemas marinhos.