Foto: Joana Bourgard/Wilder

Portugal vai ficar fascinado por plantas a 18 de Maio

Para fazer

Treze cidades portuguesas juntam-se a 18 de Maio às celebrações do Dia Internacional do Fascínio das Plantas. O grande objectivo que reúne 34 países é pôr o máximo número de pessoas fascinadas por plantas.

 

Esta é a quarta edição da iniciativa, que partiu da Organização Europeia para a Ciência das Plantas (EPSO, European Plant Science Organisation). Este ano, o Dia Internacional do Fascínio das Plantas chega a 34 países como Portugal, Japão, México, Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, França, Cabo Verde, Alemanha e China.

“As plantas são fascinantes. A partir de uma pequena semente, lançada ao solo, muitas vidas verdes podem surgir, desde pequenas ervas a grandes árvores, ou desde flores ornamentais às culturas de que todos os animais e seres humanos precisam para sobreviver neste planeta”, escrevem os organizadores do evento.

Estima-se que existam cerca de 250.000 espécies de plantas no planeta. A primeira lista de referência das plantas de Portugal, elaborada pela Associação Lusitana de Fitossiciologia e publicada em 2010, dava conta de um total de 3.995 espécies para o país.

Em Portugal, o evento é coordenado pelo ITQB (Instituto de Tecnologia Química e Biológica), de Oeiras. Será celebrado em 13 cidades, ao longo do mês de Maio.

Almada promove dois eventos, mais concretamente uma visita guiada ao Jardim Botânico da Casa da Cerca e oficinas para fazer papéis e tintas com as plantas do jardim.

Em Bragança serão distribuídas plantas produzidas nas estufas do Instituto Politécnico de Bragança. Em Moura vai ser organizada uma visita guiada à Horta Comunitária daquela cidade do Baixo Alentejo para sensibilizar as pessoas para a importância das plantas na agricultura e conservação do Ambiente.

Em Cantanhede, as plantas “invadem” o Parque Tecnológico da cidade, com brochuras, mapas dos jardins do local e informações no refeitório com algumas curiosidades sobre as plantas.

Na capital portuguesa, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência organiza uma série de visitas guiadas e jogos interactivos. Na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa estará a exposição interactiva “Há Vida na Terra: Plantas. Luz. Solo” e haverá uma palestra sobre frutos e derivados. A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa lança um desafio fotográfico para captar a diversidade botânica do campus na Caparica. Os vencedores serão anunciados a 30 de Maio.

Em Sintra, a empresa Parques de Sintra – Monte da Lua organiza uma visita guiada por biólogos para explorar a botânica do Parque da Pena e na Maia haverá uma conversa sobre a importância das plantas como fonte de fármacos usados em medicamentos.

Nas celebrações inserem-se ainda duas visitas guiadas ao Pomar da Noz-Pecan no Campus de Oeiras e no Porto, decorrerá uma conferencia sobre o Fascínio das Plantas no Salão Nobre da FFUP/ICBAS.

Em Castelo Branco são realizadas palestras sobre agricultura e alimentação e o Parque Biológico de Gaia organiza uma visita guiada para dar a conhecer a flora do Parque de Dunas da Aguda e outra à colecção de camélias do Parque da Quinta do Conde das Devesas. No próprio Parque Biológico está marcado um percurso guiado com especial orientação para as árvores.

 

Saiba mais.

Conheça aqui todas as actividades previstas em Portugal para celebrar o Dia Internacional do Fascínio das Plantas.