Quatro livros de natureza para Agosto

A não perder

Para muitos, Agosto é mês de férias e de tempo para leituras. Aqui ficam quatro livros a publicar durante este mês e que contam histórias de árvores, de aves, de conservação e extinções e que nos propõem o desenho como forma de olhar mais perto a natureza.

THE LONG, LONG LIFE OF TREES

Por Fiona Stafford

Yale University Press

Data de publicação: 16 de Agosto

Preço: 16.99 libras

Desde o início dos tempos, as árvores têm servido a Humanidade de inúmeras formas. Elas estão de tal forma ligadas à nossa própria história que inspiraram mitos, poemas, canções, pinturas, histórias e significados espirituais. Algumas chegaram mesmo a atingir um estatuto religioso, cultural ou tornaram-se símbolos nacionais. Neste livro ilustrado, Fiona Stafford fala de 17 árvores comuns, desde o pinheiro, ao carvalho, passando pelo cipreste. Nele conta as suas histórias e celebra a sua beleza física e características especiais.

WHY BIRDS MATTER: AVIAN ECOLOGICAL FUNCTION AND ECOSYSTEM SERVICES

Por H. Sekercioglu, Daniel G. Wenny, Christopher J. Whelan

Data de publicação: 24 de Agosto

Preço: 31,50 libras

Durante mais de um século, ornitólogos e observadores de aves amadores têm pugnado pela conservação de muitas espécies de aves, documentando não apenas a sua beleza e diversidade mas também a sua importância para os ecossistemas em todo o mundo. Contudo, quanto valem as aves em termos económicos? Neste livro, um grupo internacional de ornitólogos procura quantificar os serviços dos ecossistemas prestados pelas aves e responder a essa questão.

NATURE’S PORTRAITS: A COLORING BOOK OF SCALES, TAILS, FURS AND WINGS

Por Peggy Macnamara

Data de publicação: 22 de Agosto

Preço: 10,50 libras

Há décadas que a ilustradora de vida selvagem Peggy Macnamara tem vindo a recriar o mundo natural através dos seus desenhos e pinturas. Com este livro, convida os leitores a fazerem o mesmo. Este livro tem 60 ilustrações detalhadas, feitas por Macnamara, que podem ganhar vida ao ser coloridas com lápis de cor. Muitos dos desenhos representam animais nos seus habitats, desde rãs, a raposas, a corujas, jaguares até às girafas. A estes juntam-se animais guardados nos museus, incluindo um dinossauro. Cada ilustração tem uma breve descrição científica da espécie. Estamos convidados a um olhar mais atento para as maravilhas do mundo natural à nossa volta.

IMAGINING EXTINCTION: THE CULTURAL MEANINGS OF ENDANGERED SPECIES

Por Ursula K. Heise

Data de publicação: 22 de Agosto

Preço: 19,50 libras

Actualmente vivemos na sexta extinção em massa na história da vida na Terra. “Imagining Extinction” debruça-se sobre os aspectos culturais das histórias contadas sobre o desaparecimento de espécies por activistas, realizadores, escritores e artistas. Ursula K. Heise defende que compreender estas histórias e símbolos é algo crucial para qualquer defesa de uma espécie ameaçada. Mais do que isso, a autora mostra como a conservação da biodiversidade é moldada por aquilo que consideramos e não consideramos valioso na natureza.