Ilustração: Benji Davies

Quatro livros ilustrados para os mais novos descobrirem

Livros

As últimas novidades editoriais publicadas desde o início de 2016 incluem algumas obras muito interessantes para os mais novos, algumas delas inspiradas na Natureza. A Wilder faz-lhe quatro sugestões de livros para ler em conjunto com as crianças, ou mesmo só para si. E por que não?

 

A BALEIA

Por Benji Davis

Orfeu Mini

Data de publicação: Fevereiro de 2016

Preço: 12,60 euros

 

Esta é a história de um menino chamado Noé que encontra uma baleia na praia e decide levá-la para a banheira de casa, para a salvar. Afinal, como ele sabia tão bem, “não era bom para uma baleia estar fora de água”. Escrito e ilustrado por Benji Davies, “A Baleia” ganhou o Oscar’s First Book Prize em 2014, um prémio atribuído pelo jornal Evening Standard a livros para crianças até aos cinco anos.

 

ILUMINAR A NOITE

Por Lizi Boyd

Edicare

Data de publicação: Janeiro de 2016

Preço: 14,95 euros

 

Um menino anda pelo campo à noite e vai iluminando o escuro com uma pequena lanterna. Um pequeno arbusto aqui, um mocho ali, um castor acolá. Com aquela pequena luz, só é possível vislumbrar pequenos pedaços da Natureza de cada vez. Mas quem “lê” este livro ilustrado, que só tem imagens, vê também todos os outros pequenos e grandes animais que observam o menino curioso, sem ele os ver. Até que surge um guaxinim atrevido… Vencedor do prémio Opera Prima dos Bologna Ragazzi Award em 2015.

 

O SR TIGRE TORNA-SE SELVAGEM

Por Peter Brown

Orfeu Mini

Data de publicação: Até ao final de Fevereiro

 

O senhor tigre vive numa cidade onde todos andam engravatados e cheios de cerimónias, mas um dia farta-se das roupas e de todas estas regras de etiqueta e decide soltar o animal selvagem que há em si… Mas será possível andar sobre as quatro patas e rosnar como um verdadeiro tigre? Uma história infantil, ilustrada com animais, mas inspirada na condição humana. Chega às livrarias no final de Fevereiro.

 

AMAZING ANIMAL JOURNEYS

Por Chris Packham (texto) e Jason Cockcroft (ilustração)

Red Shed

Data de publicação: Janeiro de 2016

Preço: Entre 5,24 libras (livro de bolso) e 10,68 libras (capa dura)

 

Publicado apenas em inglês, o facto de Amazing Animal Journeys ter muitas ilustrações e poucas palavras torna-o interessante para os adultos lerem com os mais novos, ajudando na tradução para português e na explicação dos factos curiosos que ali são descritos. Andorinhas, cisnes, baleias, sardinhas e até caranguejos despertam a curiosidade dos mais jovens sobre o mundo natural.

 

Pode descobrir outras sugestões de livros para crianças e jovens, pode ler aqui e aqui.