Quatro novos livros sobre as maravilhas dos oceanos

A não perder

No Dia Mundial dos Oceanos, sugerimos quatro livros acabados de publicar sobre o mundo marinho. Golfinhos, medusas, cavalos-marinhos e dicas para se tornar um perito no mar fazem parte desta lista literária subaquática.

 

 SEAHORSES: A LIFE-SIZE GUIDE TO EVERY SPECIES

Por Sara Lourie

Ivy Press

Data de publicação: 2 de Junho

Preço: 14,88 libras

 

Os cavalos-marinhos são criaturas extraordinárias. Nadam na vertical e passam dias em danças de cortejo. São pequenos, tímidos e as suas cabeças fazem lembrar póneis em miniatura. E é o macho que transporta os ovos da fêmea na sua bolsa e dá à luz as crias. Estes animais vivem em todo o mundo e são muito sensíveis às perturbações do ambiente. No livro de Sara Lourie poderá encontrar todas as espécies do planeta e cada uma tem uma descrição e uma fotografia, para ficarmos a conhecer a sua importância ecológica e para admirarmos a sua beleza.

 

JELLYFISH: A NATURAL HISTORY

Por Lisa-Ann Gershwin

Ivy Press

Data de publicação: 2 de Junho

Preço: 16,59 libras

 

As medusas são seres misteriosos, bonitos e com ciclos de vida extremamente variados. Estes animais simples e antigos podem ser observados em todos os oceanos do planeta e a qualquer profundidade. Estima-se que vivem na Terra há, pelo menos, 500 milhões de anos. A tendência é para serem cada vez mais numerosos, à medida que se adaptam à degradação dos ecossistemas marinhos. Este livro olha para a anatomia destas criaturas, bem como para a sua história de vida, taxonomia e ecologia. Inclui descrições das espécies e fotografias.

 

HOW TO READ WATER: CLUES, SIGNS & PATTERNS FROM PUDDLES TO SEA

Por Tristan Gooley

Sceptre

Data de publicação: 7 de Abril

Preço: 13,60 libras

 

Tristan Gooley tem uma missão: tornar-nos peritos no mundo natural, perfeitamente capazes de ler os sinais da natureza, quer seja nas árvores, nas rochas ou nos vestígios deixados pelos animais selvagens. O seu mais recente livro é inteiramente dedicado à água. Desde as poças e rios até às zonas costeiras e ao mar alto. Aqui, com cerca de 700 dicas, pistas e padrões, podemos melhorar as nossas capacidades de observação para saber, por exemplo, ler o mar como um verdadeiro Viking, prever o tempo que vai fazer pelas ondas ou decifrar os padrões das ondas na praia.

 

VOICES IN THE OCEAN: A JOURNEY INTO THE WILD AND HAUNTING WORLD OF DOLPHINS

Por Susan Casey

Oneworld Publications

Data de publicação: 9 de Junho (reedição)

Preço: 9,99 libras

 

A autora leva-nos a um mundo subaquático que é semelhante ao nosso, mais do que qualquer outro do mundo animal. Sara Casey combina uma narrativa pessoal com a sua investigação científica para dar a conhecer o que está a acontecer aos golfinhos. Por exemplo, em média, todo os anos 74 golfinhos arrojam na costa norte do Golfo do México. Na primeira metade de 2012, foram 891. A causa? O devastador derrame de fuelóleo da BP em 2010. A autora alerta para os danos que estamos a causar a estes animais, numa altura em que sabemos muito sobre a sua inteligência, capacidades e cultura. Acima de tudo, sabemos quão semelhantes a nós eles são.