Seis boas leituras para Agosto

A não perder

As nossas sugestões de obras sobre o mundo natural que chegam às livrarias em Agosto. Para aproveitar nas férias.

 

Capa_livro_portugal

PORTUGAL DE NORTE A SUL

Por João Nunes da Silva

Edições Afrontamento

Data de publicação: meados de Agosto

Preço: 39 Euros

 

O fotógrafo e jornalista João Nunes da Silva quis fazer um livro para mostrar a beleza de Portugal e a forte ligação que sempre existiu entre a natureza e as pessoas. Mais de 230 fotografias guiam o leitor pelo melhor que o país tem. Nas serras, florestas, rios, zonas húmidas e litoral. Este fotógrafo com 23 anos de carreira é autor dos livros “Aveiro Natural” (2000, Quetzal), “O Tejo do Estuário” (2002, Quetzal) e “Fotografar a Natureza em Portugal e Espanha” (2010, Edições Afrontamento). Esta obra complementa a riqueza das imagens com mapas e textos, para servirem de apoio a quem quiser partir à descoberta do país.

(A Wilder falou com o autor, João Nunes da Silva. Leia aqui a entrevista)

 

THE LOST ART OF READING NATURE’S SIGNS

Por Tristan Gooley

The Experiment Publishing

Data de publicação: 31 de Julho

Preço: 16,95 Dólares

 

 

É verdade que este livro foi publicado, não em Agosto mas no último dia de Julho. Mas por um dia vale a pena inclui-lo nesta lista. Há mais de 20 anos que o norte-americano Tristan Gooley conhece a natureza como a palma das suas mãos. Com o seu primeiro livro, “The Natural Navigator” (2011), começou um movimento que resgatou a arte de interpretar as pistas do mundo natural. Agora, com o livro “The Lost Art of Reading Nature’s Signs – Using Nature to Find your Way, Predict the Weather, Locate Water, Track Animals and other forgotten Skills” -, Gooley compilou mais de 850 dicas que vão ajudar os leitores a compreender a lógica da natureza.

 

TOP 100 BIRDING SITES OF THE WORLD

Por Dominic Couzens

Bloomsbury Publishing

Data de publicação: 13 de Agosto

Preço: 25 libras

 

O ornitólogo britânico Dominic Couzens volta às listas de livros da Wilder, depois de em Março termos falado do seu livro “Tales of Remarkable Birds”. Desta vez, o autor traz testemunhos detalhados sobre os melhores locais do mundo para observar aves, com informações sobre as espécies que podem ser encontradas e dados úteis sobre os sítios. Os locais estão classificados de 1 a 100 e abrangem todo o planeta, desde a Europa, Ásia e África à Austrália, América do Sul e Antárctida.

 

 

VOICES OF THE WILD: ANIMAL SONGS, HUMAN DIN AND THE CALL TO SAVE NATURAL SOUNDSCAPES

Por Bernie Krause

Yale University Press

Data de publicação: 25 de Agosto

Preço: 20 Dólares

 

Este especialista em captação de sons da natureza tem viajado pelo mundo, desde 1968, em busca das paisagens mais remotas, dos habitats em perigo e das espécies de animais mais raras. Agora, com ilustrações fortes e histórias inspiradoras, Krause traz-nos um livro que é um manifesto pela apreciação e protecção das paisagens sonoras naturais. Explica que os segredos escondidos num ambiente sonoro que está a desaparecer devem ser preservados, não apenas para o avanço da Ciência, mas para o nosso património cultural e bem-estar físico e espiritual.

 

METAMORPHOSIS: ASTONISHING INSECT TRANSFORMATIONS

Por Rupert Soskin

Bloomsbury Publishing

Data de publicação: 27 de Agosto

Preço: 30 libras

 

Este livro ilustra as transformações dramáticas que alguns insectos sofrem no seu ciclo de vida e que quase nunca conseguimos ver. Divide-se em duas grandes secções: os insectos que passam por transformações parciais, como as libélulas e gafanhotos, e os insectos que sofrem transformações completas, como as borboletas, formigas e abelhas. A obra – na qual Soskin levou dois anos a fotografar uma série de espécies e todas as suas fases de desenvolvimento – explora ainda por que razão a evolução deu origem a estas fantásticas soluções de sobrevivência.

 

ILLUSTRATED COASTAL YEAR

Por Celia Lewis

Bloomsbury Publishing

Data de publicação: 27 de Agosto

Preço: 20 libras

 

 

O livro de Celia Lewis fala sobre a vida selvagem que podemos encontrar na zona costeira, dentro e fora de água. A obra divide-se consoante as estações do ano, cada uma com ilustrações de flores, insectos, peixes, aves, conchas e todas as espécies relacionadas com o mar que se encontram nessa altura. A autora inclui também dicas sobre o que se pode procurar e que usos dar ao que se encontrou, como por exemplo em receitas culinárias. Outras secções indicam o que está a florir (flores e plantas silvestres), como fazer certas coisas (identificar o tipo de nuvens, por exemplo), qual é a diferença (entre gaivotas, etc) e o que é isto (guias de identificação para o que se pode encontrar na praia).