Seis dos melhores livros sobre natureza para ler no Verão

A não perder

Aproveite os dias calmos de Verão para ficar a conhecer os seis livros que estão nomeados para a 3ª edição do Wainwright Prize, o prémio literário britânico que distingue as melhores obras sobre natureza e literatura de viagens. O grande vencedor será conhecido a 5 de Agosto.

 

COMMON GROUND

Por Rob Cowen

Windmill

Data de publicação: 7 de Maio de 2015

Preço: 16.99 libras

 

Depois de se mudar de Londres para a zona rural de Yorkshire, e prestes a ser pai pela primeira vez, Rob Cowen encontra-se em território desconhecido. Desorientado e com uma necessidade de ar livre cada vez mais premente, o autor naturalista aventura-se por uma zona de fronteira nos limites da cidade. Mais um passo e entra num mundo selvagem em miniatura, com uma floresta, um prado e um rio. Durante um ano vai ficar a conhecê-lo – e aos seus habitantes desde a raposa, à coruja ou à borboleta -, como a palma da sua mão. Será este lugar selvagem, esquecido e abandonado, que o fará sentir, finalmente, em casa.

 

 

THE OUTRUN

Por Amy Liptrot

Canongate

Data de publicação: 14 de Janeiro de 2016

Preço: 14,99 Libras

 

Durante mais de dez anos, Amy Liptrot esteve longe da sua terra natal, as ilhas Orkney, no Mar do Norte ao largo da Escócia. Até agora. Uma vez de volta, Amy revive memórias da quinta onde viveu em criança, do ciclo das estações e da doença neurológica do pai. Mas veio uma pessoa diferente. A década passada em Londres mergulhou-a num ciclo hedonista. Sem se conseguir controlar, o vício do álcool tomou-lhe conta da vida. De volta a Orkney, com 30 anos, Amy sente-se à beira do precipício e tenta lidar com o peso dos seus problemas. Passando as manhãs a nadar nas águas frias do Mar do Norte, os dias à procura da vida selvagem de Orkney – os papagaios-do-mar a nidificar em penhascos no mar, as andorinhas-do-mar-árcticas em voos rasantes o suficiente para sentir as suas asas – e as noites à procura das estrelas no céu, Amy inicia, lentamente, a sua viagem de recuperação. Este é um livro sobre o que é viver no limite, sobre as distâncias entre a grande cidade e a ilha e sobre a capacidade da natureza em renovar a esperança.

 

LANDMARKS

Por Robert Macfarlane

Penguin

Data de publicação: 5 de Maio de 2016

Preço: 9,99 Libras

 

Desta vez, o aclamado autor britânico Robert MacFarlane aventura-se numa meditação sobre as palavras, a paisagem e a relação entre ambas. Porque as palavras estão gravadas na paisagem e as paisagem está impregnada de palavras. Este é um livro sobre o poder da linguagem para moldar a nossa sensação de pertença a um lugar. É também um guia para a literatura de natureza e um glossário contendo centenas de palavras curiosas usadas em Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales para descrever a terra, a natureza e o clima. A grande mensagem de MacFarlane é que a linguagem, quando bem usada, é um caminho vital para aprendermos a gostar da natureza.

 

 

THE MOTH SNOWSTORM: NATURE AND JOY

Por Michael McCarthy

John Murray

Data de publicação: 7 de Abril de 2016

Preço: 9,99 Libras

 

A Natureza tem muito para nos dar, mas talvez o mais importante seja a alegria. O profundo encantamento que sentimos no mundo natural, na sua beleza e na paz lembra-nos que não podemos ser totalmente humanos se nos separarmos dela. Neste livro, Michael McCarthy propõe esta alegria como uma defesa de um mundo natural que está cada vez mais ameaçado. O autor utiliza as suas memórias e experiências, acumuladas durante anos de observação da vida selvagem, para nos dar uma nova forma de olhar para o mundo à nossa volta.

 

 

THE FISH LADDER: A JOURNEY UPSTREAM

Por Katharine Norbury

Bloomsbury

Data de publicação: 10 de Março de 2016

Preço: 9,99 Libras

 

Katharine Norbury foi abandonada quando era ainda bebé num convento em Liverpool. Cresceu numa família adoptiva carinhosa e tornou-se numa curiosa naturalista, fascinada pelo campo rural britânico. Um Verão, depois da perda de bebé há muito esperado, Katharine e a sua filha de nove anos, Evie, decidiram seguir o curso de um rio, do mar até à nascente. Mas quis o destino que Katharine acabasse por bater à porta da mulher que a deu para adopção há tantos anos atrás. Neste livro, a autora combina o registo de literatura de viagens, com memórias, mitologia céltica e escrita de natureza para escrever sobre a maternidade, a família e a descoberta de si própria, à luz da grandiosidade do mundo natural.

 

 

THE SHEPHERD’S LIFE: A TALE OF THE LAKE DISTRICT

Por James Rebanks

Penguin

Data da publicação: 3 de Março de 2016

Preço: 8,99 Libras

 

A vida de algumas pessoas é inteiramente fruto da sua criação. Mas este não é o caso de James Rebanks. Este é o filho primogénito de um pastor que, ele próprio, também o foi. Há várias gerações que esta família vive e trabalha no Lake District. A sua vida é ditada pelas estações e é assim há centenas de anos. No Verão levam os rebanhos para as montanhas; no Inverno lutam para manter os animais vivos. Neste livro, Rebanks escreve sobre a vida desafiante de um pastor nesta região de Inglaterra.

 

Saiba mais.

Leia aqui o artigo que escrevemos sobre o vencedor da última edição do Wainwright Prize.