Foto: Joana Bourgard/Wilder

Seis propostas de natureza para conhecer no Norte de Portugal

Para fazer

Por todo o território português, é possível ir à descoberta de locais singulares pela sua biodiversidade. Um reflexo do interesse crescente pelo património natural foi a última edição da BTL-Feira Internacional de Turismo, que terminou este domingo, onde o turismo de natureza foi tema central.

 

A Wilder esteve na BTL, à descoberta de destinos de natureza a visitar por todo o país. Hoje, sugerimos-lhe seis locais e experiências na região nortenha:

 

  1. Percorra a pé a Mata da Albergaria:

Foto: ICNF

 

Situada no concelho de Terras do Bouro, a Mata da Albergaria ocupa mais de 1370 hectares e é um dos mais importantes bosques do Parque Nacional da Peneda Gerês.  Considerada uma das Reservas Biogenéticas do Continente Europeu, inclui um dos carvalhais mais bem conservados da Península Ibérica e nela se passeiam os garranos, cavalos selvagens desta região. A circulação automóvel é restrita nesta zona, mas é possível estacionar ao pé da Portela do Homem e conhecer uma parte da mata a pé. É atravessada por uma antiga via romana.

 

2. Descubra os lírios do Gerês na Capela de São João da Fraga:

Lírio do Gerês (Iris boissieri). Foto: PVAraújo/FloraOn

 

Num pico da freguesia de Pitões das Júnias, concelho de Montalegre,  situa-se esta pequena ermida que é também um importante miradouro natural da região do Gerês. Se tiver ocasião, visite este local entre o final de Maio e o mês de Junho, para assistir à floração dos lírios do Gerês a mais de 1000 metros de altitude.

 

3. Assista ao nascer do sol na Serra do Marão: Em Santa Marta de Penaguião, na Serra do Marão, a caminhada nocturna ‘Do Douro ao Marão’ sobe 14,5 quilómetros até à Senhora da Serra. Lá em cima, assiste-se ao nascer do sol, avistam-se as terras do Gerês e de Espanha e bebe-se um ‘café do pote’ quentinho. Realiza-se entre os dias 8 e 9 de Julho e é organizada pelo município.

 

4. Encontre dois antigos continentes e um oceano em Macedo de Cavaleiros: O Geoparque Terras de Cavaleiros, no concelho de Macedo de Cavaleiros, inclui cerca de 180 quilómetros de percursos sinalizados onde é possível encontrar vestígios geológicos de dois antigos continentes e de um antigo oceano. Ao todo são 42 geossítios, dos quais sete já estão acompanhados pelas devidas explicações. Mais informação aqui.

 

5. Aprenda sobre borboletas e libélulas numa estação de biodiversidade:

Borboleta azul dos carvalhos. Foto: Albano Soares

 

Na Estação de Biodiversidade de Santa Combinha, um percurso de 2,6 quilómetros ao pé da povoação de Santa Combinha e da Albufeira do Azibo, pode ir em família conhecer várias espécies de plantas e de borboletas, libélulas e outros insectos. Tudo acompanhado por painéis com imagens e explicações, colocados no local. Fique a saber mais aqui.

 

6. Descanse e tome banho na Praia da Ribeira: A Praia da Ribeira, localizada na área de Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, foi considerada uma das sete maravilhas de Portugal, como praia fluvial.

 

O Turismo de Natureza foi tema central da última edição da Feira Internacional de Turismo, que se realizou entre os dias 15 e 19 de Março nas instalações da FIL, no Parque das Nações. Ao longo desta semana, vamos dar-lhe a conhecer alguns dos locais e experiências que estiveram em destaque na BTL, de Norte a Sul do país, e que vale a pena conhecer.