Espaço EVOA. Foto: Helena Geraldes

Seis propostas para a semana de 30 de Janeiro a 5 de Fevereiro

A não perder

Deixamos-lhe aqui seis sugestões para aprender mais sobre o mundo natural na semana que amanhã começa. Saia de casa e divirta-se, na natureza.

 

  1. Cinclus – Festival de Imagem de Natureza – 29, 30 e 31 de Janeiro

O Cinclus, o maior evento de fotografia de Natureza que acontece em Portugal, começa sexta-feira à noite, dia 29 de Janeiro, e prolonga-se até domingo.

Poderá assistir a palestras dadas por 11 especialistas em fotografia de natureza, dos quais nove portugueses, que vão falar sobre as suas experiências como fotógrafos com genetas, lobos, serpentes, em ambiente marítimo e em diversas regiões do país, entre outros temas. Há tempo ainda para exposições de fotografia, degustação de cogumelos, cinema e um workshop. Saiba mais aqui e aqui.

 

  1. As Pináceas do Parque de Serralves – 30 de Janeiro

Cedros-do-Atlas e cedros-do-Líbano, pinheiros e abetos pertencem todos à família das Pináceas. Esta visita guiada pelo Parque de Serralves, no Porto, com início às 15h30, pretende dar a conhecer a grande variedade destas árvores presentes no jardim, tal como a sua importância económica e ambiental. A inscrição é gratuita para crianças até aos 12 anos, como se explica aqui.

E no domingo de manhã, segue-se um Café com Ciência sobre o ADN de bovinos e dos seus antepassados auroques, na Biblioteca do Museu.

 

  1. Plantação de árvores no Cabeço Santo… – 30 de Janeiro

Quem vive na zona de Águeda, no distrito de Aveiro, tem oportunidade para se juntar a outros voluntários, neste sábado dia 30, e passar algumas horas a plantar árvores para ajudar à recuperação do Cabeço Santo: carvalhos, freixos, sobreiros e outras árvores. Almoço e lanche serão oferecidos, em modo picnic, nesta acção coordenada pelo núcleo de Aveiro da Quercus.

Saiba mais aqui.

 

  1. … e na Tapada Nacional de Mafra – 31 de Janeiro

Se vive mais a Sul, na zona de Lisboa, durante a manhã de domingo (dia 31 de Janeiro), haverá uma acção de plantação de árvores, também com voluntários, na Tapada Nacional de Mafra. O objectivo é ajudar a recuperar e valorizar as áreas degradadas por incêndios.

Esta acção integra-se na Campanha Bosque dos Sonhos, organizada pelas associações Plantar uma Árvore e Terra dos Sonhos. Saiba mais aqui.

 

  1. Dia Mundial das Zonas Húmidas, no EVOA – 2 de Fevereiro

O Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se celebra no dia 2 de Fevereiro, terça-feira, vai ter duas celebrações especiais do espaço do EVOA, na zona de Vila Franca de Xira. Logo pela manhã, pelas 08h00, há uma sessão de anilhagem de passeriformes, gratuita. Às 11h00, segue-se uma actividade de observação de aves e de flora típica das lagunas costeiras.

 

  1. Palestra sobre as aves da Ria de Aveiro

Nesta palestra gratuita sobre as aves e a biodiversidade da Ria de Aveiro, realizada no dia 4 de Fevereiro à noite, na Antiga Capitania, o biólogo Fernando Leão vai descrever as diferentes espécies que é possível observar neste espaço natural, tal como a evolução da laguna e diversas curiosidades sobre a fauna que ali ocorre.

Saiba mais aqui.