Foto: Joana Bourgard

Sete sugestões para os mais novos nestas férias de Natal

Para fazer

As férias escolares de Natal estão aí a chegar e são uma boa oportunidade para os mais pequenos conhecerem mais sobre o mundo natural e sobre a ciência em geral. A Wilder pesquisou os programas de férias para crianças, de Norte a Sul do país, e deixa-lhe as melhores sugestões. Para eles se divertirem, muito, ao mesmo tempo que aprendem coisas novas.

 

Férias de Natal em Serralves (Porto)

Entre as muitas oficinas que a Fundação de Serralves, no Porto, realiza durante as férias escolares de Natal, há duas que vêm mesmo a calhar para pequenos cientistas e exploradores. Dirigidas a idades entre os 6 e os 12 anos, cada uma destas oficinas distribui-se em três sessões, de manhã ou de tarde, dependendo dos dias.

“Laboratório polar” transporta-os para uma bancada de cientistas polares, onde vão descobrir o Ártico e a Antártida. “Onde Páram os Cientistas?” ensina-os, por sua vez, a testarem o valor dos líquenes como bio-indicadores, ou a investigarem minuciosamente as regurgitações de uma coruja…

Quando: De 21 a 23 de Dezembro e de 28 a 30 de Dezembro, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00. Há possibilidade de solicitar almoço e/ou acompanhamento durante a refeição.

Preços: 36 euros p/criança por oficina (3 sessões)

Mais informações

 

Oficinas de Inverno no Parque Biológico de Gaia

Nestas oficinas, miúdos dos 6 aos 14 anos vão aprender sobre reciclagem e conhecer o Parque Biológico de Gaia numa caça ao tesouro e num ‘peddy paper’, tal como alimentar alguns dos animais do parque com a ajuda dos tratadores. É claro que, em época de Natal, não faltam também alguns ateliers de culinária e de decorações natalícias e ainda um festejo de Ano Novo. Tudo a pensar nas festas.

Quando: Entre os dias 21 e 23 de Dezembro e 28 e 30 de Dezembro, das 09h00 às 18h00.

Preços: 18 euros p/dia (17 euros com cartão anual do Parque) (inclui valor das actividades, almoço e lanche e um seguro).

Mais informações

 

Férias ecológicas de Natal – Escola de Educação Ambiental da Carriça (Felgueiras)

ferias de natal escola ambiental da carriça

A Escola de Educação Ambiental da Carriça, que fica em Airães, concelho de Felgueiras, propõe um programa de férias de quatro dias para crianças dos 6 aos 11 anos, com várias actividades sempre em harmonia com a Natureza. Fabricar eco-brinquedos a partir de materiais reciclados e um dia dedicado à construção de mini-hortas portáteis são duas das sugestões desta escola, nascida de uma parceria entre a Salta Fronteiras Associação e a Junta de Freguesia de Airães.

Quando: 18, 21, 22 e 23 de Dezembro, das 08h30 às 18h30

Preços: 7 euros p/dia ou 20 euros p/semana

Mais informações

 

Férias Debaixo de Água – Oceanário de Lisboa

oceanario_de_lisboa_ferias_debaixo_de_agua_pedro_a._pina

Foto: Pedro A. Pina

Para crianças dos 4 aos 12 anos, as férias de Natal no Oceanário de Lisboa conduzem os mais novos numa viagem pelos diferentes habitats do planeta e dão-lhes a conhecer a importância e a biodiversidade dos oceanos. No dia 22 de Dezembro, têm oportunidade de prolongar a estadia pela noite dentro, com a actividade “Dormindo com os Tubarões”.

Quando: De 18 a 31 de Dezembro (excepto fins-de-semana e feriados), das 08h30 às 18h30

Preços: 40 euros p/dia por participante; pacotes de 4 dias: 150 euros; pacotes de 5 dias: 180 euros (inclui entrada nas exposições, materiais, almoço e lanche, seguro).

Mais informações

 

Natal no Zoo – Jardim Zoológico de Lisboa

Destinado a crianças dos 6 aos 16 anos, o programa de ATL do Jardim Zoológico de Lisboa prevê programações específicas para diferentes grupos etários. Já para os mais pequenos, entre os 3 e os 5 anos, o Zoo propõe os ateliers de férias, com o tema “Toca e Descobre”.

Tanto num como noutro caso, o público alvo são miúdos que gostam de vida selvagem e que desta forma vão ter oportunidade de conhecer melhor algumas espécies de animais, aprender como funcionam os bastidores de um zoológico e ficar a saber como podem proteger melhor a Terra.

Quando: De 16 a 31 de Dezembro (excepto ao fim-de-semana e feriados), entre as 09h00 e as 18h00

Preços: Dia temático: 45 euros p/dia; pacotes de 4 dias: 154 euros; pacotes de 5 dias: 190 euros (inclui entrada, materiais e espaços necessários para o programa, almoço e lanche e seguro).

Mais informações

 

Campo de férias de Natal Science4you – Lisboa e Porto

Os campos de férias organizados pela Science4you realizam-se na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e também na Inoveduc, Porto, para crianças dos 6 aos 12 anos. Todos os dias têm um tema diferente. Logo no primeiro dia, 21 de Dezembro, são todos pequenos biólogos e aprendem a colorir uma flor e a produzir neve instantânea, entre outras actividades. Helicópteros de papel, produção de gomas e escavação de fósseis são oficinas previstas ao longo dos dias seguintes.

Quando: Entre os dias 21 e 23 e entre 28 e 30 de Dezembro, das 09h00 às 17h30

Preços: 35 euros p/dia (inclui almoço e lanches da manhã e da tarde, seguro e materiais).

Mais informações

 

Aprender o que são as artémias no Centro de Ciência Viva de Tavira

No Centro de Ciência Viva de Tavira, no Algarve, as crianças entre os 6 e os 12 anos vão ter oportunidade de passar algumas tardes a aprenderem muitas coisas divertidas sobre química, física, óptica e também sobre biologia. Entre as oficinas previstas para o período das férias de Natal, a tarde de 29 de Dezembro vai ser ocupada a conhecer o que são as artémias, pequenos crustáceos com um ciclo de vida muito característico, e a aprender a criar e cuidar destes pequenos animais.

Quando: Dias 18, 22, 23, 29 e 30 de Dezembro, entre as 14h30 e as 17h00.

Preços: 7 euros p/actividade; 18 euros p/3 actividades; 20 euros p/4 actividades; 25 euros p/5 actividades.

Mais informação