A carregar eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já ocorreu.

As quatro estações de Montachique – O Inverno

Sábado, 13 Janeiro @ 14:00 - 17:00

| Grátis

Descubra o que está a acontecer com a natureza do Parque Municipal do Cabeço de Montachique (Loures) no Inverno, numa saída de campo para observar a vida selvagem.

 

A primeira parte da actividade é feita em sala, onde se faz uma introdução ao tema “O repouso da natureza” e se prepara a saída ao exterior. Ouve-se o concerto “O Inverno”, do conjunto de concertos “As quatro estações”, de Antonio Vivaldi. Nestes concertos o compositor traduz em música acontecimentos característicos de cada estação, por exemplo, neste pode ouvir-se o bater dos pés para os aquecer.

A segunda parte da actividade é feita no exterior, onde se irá observar o que foi falado anteriormente. Referem-se as características climáticas da estação e caracteriza-se a situação da fauna e flora nesta estação. Fala-se sobre a pausa, ou repouso, em que a natureza se encontra nesta época, o seu porquê e outras regiões do planeta em que isto não acontece.

Esta actividade faz parte do plano “Há Vida em Montachique”, lançado pela Câmara Municipal de Loures para 2018. Ao longo do ano estão previstas 12 actividades gratuitas de educação ambiental e ciência focadas na vertente ecológica do Parque Municipal do Cabeço de Montachique. O plano pretende aumentar e diversificar o leque de ofertas à população, contemplando a realização de uma actividade mensal, sempre ao sábado e acompanhada por biólogos.

Pretende-se estimular o contacto com a natureza e a sua observação, reconhecer a dimensão temporal e padrões na natureza, reconhecer a importância dos factores abióticos nos ecossistemas e identificar os acontecimentos característicos de cada estação.

Que espécies podemos encontrar no Parque? O que acontece nas diferentes estações do ano? Quais as histórias que o Reduto de Montachique, uma estrutura defensiva pertencente à Rota Histórica das Linhas de Torres, nos desvenda? Fauna, Alterações Climáticas, Botânica, História de Portugal, Observação de Aves, História da Ciência, são alguns dos temas destas actividades, onde os participantes são convidados a percorrer os trilhos do Parque, com orientação pelos nossos biólogos e toda a biodiversidade por companhia.

Máximo de participantes: 15

Público-alvo: Maiores de 3 anos (crianças <10 anos terão de estar acompanhadas de um adulto)

Inscrições prévias para:

211.150.326

211.151.531

dzvf@cm-loures.pt

Veja aqui a localização do Parque Municipal.

Detalhes

Data:
Sábado, 13 Janeiro
Hora:
14:00 - 17:00
Preço:
Grátis

Local

Parque Municipal do Cabeço de Montachique
Estrada de Ribas, Loures, 2670-731 Portugal
Telefone:
21.115.15.31

Organizador

Câmara Municipal de Loures
Telefone:
211.150.326, 211.151.531