A carregar eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já ocorreu.

Curso de identificação de peixes dos ecossistemas fluviais de Portugal

Segunda-feira, 9 Outubro @ 9:30 - Sexta-feira, 13 Outubro @ 18:00

| 220€

Saiba mais sobre os peixes dos ecossistemas fluviais portugueses e aprenda a identificar as cerca de 60 espécies nativas e exóticas encontradas nos nossos rios na 6ª edição do Curso de Identificação de Peixes dos Ecossistemas Fluviais de Portugal. Inscrições até 4 de Outubro.

 

Nas últimas décadas, as espécies que vivem nos rios de Portugal têm vindo a mudar consideravelmente. As nativas têm registado importantes reduções populacionais e as exóticas têm aumentado em número e em área de distribuição.

Monitorizar o que está a acontecer é um instrumento fundamental para uma gestão sustentável dos rios e para avaliar o estado ecológico dos curso de água.

Porém, a maioria das espécies de peixes nativas são muito semelhantes morfologicamente, o que dificulta uma correta identificação da espécie observada.

É aqui que surge este curso intensivo, com uma forte componente prática. Durante uma semana poderá conhecer e aprender a identificar as mais de 60 espécies nativas e exóticas encontradas nos nossos rios, com a ajuda de oito investigadores de várias instituições científicas, que se dedicam ao estudo dos peixes.

Será dada ênfase à distribuição geográfica das diferentes espécies, morfologia, ecologia, diversidade genética, conservação, técnicas de captura e amostragem, ética e bem-estar e problemática das espécies exóticas.

Pretende-se que no final deste curso os participantes tenham adquirido competências que lhes permitam participar ativamente no estudo, monitorização e gestão sustentável das comunidades piscícolas.

Este curso é direccionado a consultores, técnicos de empresas e de agências na área do ambiente, estudantes de biologia, ciências florestais e ambientais, assim como outros interessados na conservação da natureza.

O curso é da responsabilidade do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), em parceria com o Centro de Ciências do Mar e da Atmosfera (MARE), o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C) e a Sociedade Ibérica de Ictiologia.

Limite máximo de inscritos: 20

 

Data e Horários:

9 a 13 de Outubro de 2017

4 dias de aulas teóricas e laboratórios: 09h30 às 17h30 (2ª a 4ª feira e 6ª feira)

5ª feira (saída de campo e visita ao Fluviário de Mora): 08h00 às 18h00

Inscrições e mais informações aqui.

Preços:

Estudantes (Licenciatura e Mestrado): 160 euros

Particulares, bolseiros (doutorandos, pósdoc e de projecto): 220 euros

Empresas: 350 euros

Detalhes

Início:
Segunda-feira, 9 Outubro @ 9:30
Fim:
Sexta-feira, 13 Outubro @ 18:00
Preço:
220€
Site:
https://sites.google.com/site/cursopeixesfluviais/home

Organizador

Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Telefone:
21.392.18.08
E-mail:
Site:
http://www.museus.ulisboa.pt

Local

Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Rua da Escola Politécnica 56/58, Lisboa, 1250-102 Portugal
+ Mapas Google
Telefone:
21.392.18.00
Site:
http://www.mnhnc.ulisboa.pt