A carregar eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já ocorreu.

Festival Internacional de Imagem de Natureza (FIIN)

Sexta-feira, 1 Dezembro @ 14:30 - Domingo, 10 Dezembro @ 18:00

| Grátis

Decorre de 1 a 10 de Dezembro o Festival Internacional de Imagem de Natureza (FIIN), em Vila Real. Este festival conjuga o cinema, a fotografia e o desenho para sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de preservar o património natural.

 

Durante o festival haverá quatro exposições dedicadas ao desenho científico, desenho de natureza e fotografia da vida selvagem. Estas abrem oficialmente a 1 de Dezembro em diversos locais da cidade de Vila Real, estando patentes até 12 de Janeiro (siga tudo aqui)

No dia 2 de Dezembro acontece o Encontro de Fotografia e Cinegrafia 2017, cujo tema é “O Papel da Imagem no Desígnio da Conservação da Vida Selvagem” e vai contar com as palestras dos fotógrafos da vida selvagem Bence Máté, Ricardo Lourenço e Richard Peters e de Adam Hart, apresentador e realizador de diversos documentários de vida selvagem na BBC. O Encontro tem ainda uma sessão especial no final do dia 2 de Dezembro, com o título “Olhares de Vila Real sobre a Biodiversidade”,com quatro fotógrafos de natureza de Vila Real (Agostinho Fernandes, José Sousa, Nuno Silva e Tiago Magalhães). A entrada é livre.

Nos dias 2 e 3 de Dezembro vão decorrer os workshops dedicados ao tema da cinegrafia e fotografia de natureza, ministrados pelos quatro palestrantes do Encontro, a quem se junta Paulo Ferreira, produtor de vídeos de timelapse. A participação nos workshops é gratuita mas de inscrição obrigatória no dia 2 de Dezembro.

De 4 a 10 de Dezembro vai decorrer um dos momentos altos do FIIN: o Festival de Curtas-Metragens da Biodiversidade, com a exibição de 60 obras selecionadas pela Comissão Organizadora do FIIN, de entre um universo de 1.403 filmes a concurso, de 106 países. De realçar três países – Índia, Irão e Estados Unidos – que, no total, apresentaram 369 filmes a concurso.

Ainda no âmbito do Festival, o Centro de Ciência acolhe uma oficina dinamizada por Bruno Rajão (Bafo de Peixe), um dos escultores nacionais mais conceituados em arte urbana. A “Oficina de Assemblagem” é dedicada à construção de  esculturas (neste caso ligadas ao tema da biodiversidade) a partir do reaproveitamento de objetos e desperdícios do quotidiano. Antes do início da oficina, terá lugar a inauguração de uma escultura surpresa no Parque Corgo, de autoria de Bafo de Peixe. De realçar que o workshop é dedicado exclusivamente ao público juvenil. As inscrições são gratuitas, realizadas no sítio do Festival.

A 10 de Dezembro, no Teatro de Vila Real, decorrerá a gala do FIIN. Na cerimónia serão revelados os vencedores de todos os concursos organizados no âmbito do FIIN – concursos de desenho, de fotografia e de curtas-metragens -, com a respetiva entrega de prémios aos galardoados, com particular destaque para a revelação da curta-metragem que vai marcar a história do Festival.

Todo o programa do Festival é de acesso livre, devendo ser consultados o programa detalhado na página do evento.

Detalhes

Início:
Sexta-feira, 1 Dezembro @ 14:30
Fim:
Domingo, 10 Dezembro @ 18:00
Preço:
Grátis

Local

Vila Real
Vila Real, Portugal

Organizador

Festival Internacional de Imagem de Natureza
Telefone:
259 308 172; 939 010 764
E-mail:
Site:
www.fiin.pt