Foto: Hermann Hirsch

Anunciadas datas para o Wildlife Photographer of the Year 2016

Fotografia

Passados dois meses do anúncio dos grandes vencedores do Wildlife Photographer of the Year 2015, a organização da competição revelou hoje as novas datas para o próximo ano. As fotografias candidatas devem ser enviadas a partir de 4 de Janeiro e até 25 de Fevereiro de 2016.

 

As fotografias, a submeter através do site do evento, serão avaliadas por um júri de peritos internacional, presidido pela segunda vez pelo editor e diretor criativo Lewis Blackwell. Fazem parte do painel de jurados – responsáveis por seleccionar 100 imagens vencedoras – o fotógrafo de vida selvagem Piotr Naskrecki, o fotógrafo alemão Klaus Nigge e Roz Kidman Cox, que regressa pela trigésima segunda vez como jurado.

Os concorrentes são convidados a enviar até 25 imagens para concorrer às 20 categorias a concurso. Segundo os organizadores, estas foram pensadas para “explorar a diversidade da vida e o fascinante comportamento das espécies terrestres (…), celebrar os nossos ambientes naturais e humanos, promover reportagens revolucionárias e proclamar o melhor do talento jovem”.

A competição Wildlife Photographer of the Year assume-se como “a principal voz da fotografia de natureza contemporânea, celebrando a diversidade e o equilíbrio delicado dos ecossistemas e inspirando um maior entendimento do mundo natural”, explica, em comunicado.

“A competição usa o poder da fotografia para desafiar percepções e incentivar mudanças para que as gerações futuras tenham acesso a um planeta sustentável. Ela promove fotografias da vida selvagem éticas que representem o mundo natural o mais fielmente possível.”

O presidente do júri, Lewis Blackwell, admite estar “empolgadíssimo” e na expectativa. “As imagens do ano passado captaram aspectos do mundo natural que nunca tinham sido vistos antes, revelando um conhecimento excepcional e fazendo com que olhássemos para o familiar com um olhar novo.”

Este ano, o grande vencedor foi Don Gutosky, fotógrafo amador do Canadá, pela sua imagem ‘Tale of Two Foxes’ (‘Conto de Duas Raposas’). Don captou a luta pela vida no clima subártico de Cape Churchill, ao pé da Baía de Hudson, no Canadá. Os vencedores foram anunciados a 13 de Outubro.

As fotografias vencedoras da edição de 2015 estão expostas no Museu de História Natural de Londres até 10 de Abril de 2016.

A competição Wildlife Photographer of the Year foi fundada em 1965 pela revista BBC Wildlife Magazine, que, na época, se chamava Animals. O Museu de História Natural de Londres juntou-se à iniciativa em 1984 para criar a competição tal como é conhecida hoje.