Foto: Joana Bourgard

Anunciados mais de 33 milhões de euros para a Natureza na Europa

Natureza

A Comissão Europeia anunciou nesta terça-feira 33,3 milhões de euros para co-financiar três projectos que vão ajudar a conservar a natureza na Europa. Esta nova linha de financiamento, designada “Projectos Integrados”, é criada no âmbito do programa LIFE para o Ambiente.

 

Os “Projectos Integrados” LIFE Natureza vão decorrer na Bélgica, Finlândia e Itália e estão orçados em 56,3 milhões de euros, dos quais 33,3 milhões são co-financiamento europeu, revela hoje um comunicado de Bruxelas.

A ideia é ajudar a concretizar as Directivas Aves e Habitats e gerir as áreas que fazem parte da Rede Natura 2000 – que cobre mais de 18% da área terrestre e 6% da área marinha da União Europeia -, através, nomeadamente, da sensibilização, cooperação e formação de quem trabalha no terreno.

Além destes três serão co-financiados outros três projectos, no âmbito dos “Projectos Integrados” LIFE Ambiente. Estes vão decorrer na Alemanha, Polónia e Reino Unido e os grandes objectivos são melhorar a qualidade do ar e a gestão das bacias hidrográficas.

“Este é um exemplo da Europa a investir directamente na qualidade de vida dos cidadãos”, comenta o comissário europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella. “Para conseguirmos lidar melhor com os desafios ambientais, como a poluição do ar e da água ou a perda de biodiversidade, as políticas actuais devem ser postas a trabalhar na direcção dos mesmos objectivos. Os Projectos Integrados fazem isso mesmo.”