A Wilder – Rewilding your days foi lançada a 21 de Janeiro de 2015, com muito nervoso e expectativa à mistura. Um ano depois, inspirar para as maravilhas do mundo natural nunca pareceu fazer tanto sentido. Esperamos ter conseguido entusiasmar os nossos leitores, tanto pelos morcegos e esquilos, como pelas corujas, linces ou musgos e cogumelos. Aqui fica (talvez) o melhor do nosso primeiro ano. E que este que agora chega seja ainda mais fascinante!

 

Conservacionistas apanhados de surpresa por cinco crias de lince-ibérico

Os técnicos do projecto Iberlince nem queriam acreditar nas imagens que estavam a ver. As fotografias captadas por controlo remoto na Serra de Andújar, na Andaluzia, mostravam uma ninhada de cinco crias, quando o mais habitual são duas.

 

Ilustração: Carolina Silva

Conheça as cinco espécies de lavandulas de Portugal

Na Primavera, um pouco por todo o país, os campos enchem-se com as cores e os aromas das lavandulas. Conheça as cinco espécies que ocorrem espontaneamente em Portugal, com a ajuda da ilustradora Carolina Fernandes da Silva.

 

 

Foto: Gonçalo Rosa

Descoberta nova espécie de mamífero para Portugal

O rato-das-neves (Chionomys nivalis) foi descoberto, por acaso, no Verão de 2014 por um fotógrafo de vida selvagem em Montesinho. O primeiro registo da espécie para Portugal foi agora publicado na revista Italian Journal of Zoology por investigadores da UTAD e do Cibio.

 

 

aguarelas

Foto: Joana Bourgard

Seis coisas que todos os (bons) desenhadores naturalistas fazem

O Grupo do Risco levou a Wilder na sua mais recente expedição naturalista. Encontrámos 6 segredos que poderão salvar o artista que, afinal, há em nós.

 

 

Foto: Raquel Lopes

Foto: Raquel Lopes

Dez árvores monumentais que vai gostar de conhecer

Em todo o país, existem hoje 470 árvores e 82 conjuntos de árvores classificados como tendo interesse público. A Wilder pediu ajuda a Raquel Lopes, investigadora da Universidade de Aveiro que está a trabalhar para um maior conhecimento e divulgação deste património natural, e que sugere 10 árvores monumentais portuguesas que vale a pena encontrar.

 

Ilustração: Marco Nunes Correia

Como desenhar uma ave

Desenhar aves pode ser um desafio para qualquer ilustrador. São muito rápidas e é raro estarem quietas tempo suficiente para conseguirmos um desenho realista. O desenhador naturalista Marco Nunes Correia ajuda-o, passo a passo, a desenhar uma ave.

 

 

Foto: Joana Bourgard

Foto: Joana Bourgard

Os sons que a paisagem portuguesa tem

Os cantos dos rouxinóis e de outras aves enchem o ar na Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, na confluência entre o rio Almonda e o rio Tejo. Noutro canto do país, em Maçal do Chão, Celorico da Beira, ouvimos os chocalhos de um rebanho que ali passa num dia de Primavera.Estes locais fazem parte de um mapa que reúne as 20 melhores paisagens em Portugal para se ouvir a natureza. A lista foi escolhida no âmbito do projecto “Paisagens Acústicas Naturais de Portugal” (2010-2012), iniciativa onde assenta, em grande medida, o primeiro arquivo nacional de sons da biodiversidade portuguesa.

 

Foto: Francisco Bernardo

Portugueses fascinados por aves juntaram-se e publicaram um livro para nós

Simples admiradores de aves, como estudantes ou donas de casa, mas também ornitólogos profissionais juntaram-se para publicar o livro de fotografia “Aves de Portugal Continental”. Esta iniciativa de cidadãos quer ajudar-nos a conhecer melhor 273 espécies da nossa avifauna.

 

 

Ilustrações: Lúcia Antunes

Estes podem ser os morcegos mais bonitos que alguma vez vai ver

Em Portugal Continental vivem 25 espécies de morcegos. Lúcia Antunes desenhou-as todas. Durante longos meses, esta designer gráfica de 29 anos, andou atrás deles em grutas, viu centenas de fotografias, falou com os maiores especialistas, leu muito e espreitou pelos frascos com morcegos preservados em álcool.

 

Visita ao atelier de Pedro Salgado. Foto: Joana Bourgard

Foto: Joana Bourgard

Pedro Salgado está a desenhar a vida dos peixes que só conhecemos no prato

Uma sardinha na noite dos Santos Populares é fácil de reconhecer. O carapau no balcão da peixaria também. Agora, o ilustrador científico Pedro Salgado está a preparar um livro com desenhos que nos fazem mergulhar no oceano e descobrir como vivem 12 das espécies mais comuns da costa de Peniche.