as-sementes-de-um-dente-de-leão
Foto: Joana Bourgard

Campanha pelos oceanos e parque ambiental de Ovar vencem nos Green Project Awards

Entre os vencedores das sete categorias dos Green Project Awards 2016 estão projectos sobre o mundo natural: o Parque Ambiental do Buçaquinho (Ovar) e a Campanha Ocean Action, foi hoje revelado numa cerimónia na Fundação Serralves, Porto. As Florestas Urbanas Nativas no Porto ganharam uma menção honrosa.

 

O projecto que transformou a antiga ETAR (estação de tratamento de águas residuais) de Esmoriz/Cortegaça em 24 hectares para a biodiversidade foi o vencedor na categoria “Cidades Sustentáveis”, nesta 9ª edição dos prémios Green Project Awards. O Parque Ambiental do Buçaquinho (Câmara Municipal de Ovar), inaugurado em Abril de 2013, tem uma torre e vários postos de observação de aves, seis lagoas, um jardim de plantas aromáticas, parque infantil e um centro ambiental. Segundo uma nota da autarquia, o projecto “requalificou um espaço degradado e poluído (…) transformando-o numa zona de elevado potencial ecológico, económico e social”.

Na categoria “Iniciativa de Mobilização”, o grande vencedor foi a Campanha Ocean Action (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – Universidade do Porto). Este projecto, financiado pela EEA Grants (European Economic Area Grants), existe para aumentar o conhecimento sobre o oceano e impacto da poluição e para promover a conservação do ecossistema marinho junto dos cidadãos e das escolas.

O projecto Florestas Urbanas Nativas no Porto (Universidade Católica Portuguesa) foi distinguido com uma menção honrosa na mesma categoria. Esta campanha, integrada no FUTURO – projecto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, trabalha para promover o conhecimento e a expansão das florestas daquela cidade. Entre os vários projectos a decorrer está a Rota das Árvores do Porto e o programa “Se tem um jardim, temos uma árvore para si”.

Hoje estiveram presentes na cerimónia de entrega dos prémios a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, entre outros representantes do Governo.

Os Green Project Awards têm como objectivo “mobilizar a sociedade para o desenvolvimento sustentável” e, nas suas nove edições, já distinguiram mais de 100 projectos, segundo a organização. São uma iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente, da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e da consultora GCI.

 

[divider type=”thick”]Saiba mais.

Conheça aqui todos os vencedores da 9ª edição.

Relembre aqui os vencedores da 8ª edição, na área da Natureza.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.