Foto: Joana Bourgard / Wilder

Campanha pelos oceanos e parque ambiental de Ovar vencem nos Green Project Awards

Naturalistas

Entre os vencedores das sete categorias dos Green Project Awards 2016 estão projectos sobre o mundo natural: o Parque Ambiental do Buçaquinho (Ovar) e a Campanha Ocean Action, foi hoje revelado numa cerimónia na Fundação Serralves, Porto. As Florestas Urbanas Nativas no Porto ganharam uma menção honrosa.

 

O projecto que transformou a antiga ETAR (estação de tratamento de águas residuais) de Esmoriz/Cortegaça em 24 hectares para a biodiversidade foi o vencedor na categoria “Cidades Sustentáveis”, nesta 9ª edição dos prémios Green Project Awards. O Parque Ambiental do Buçaquinho (Câmara Municipal de Ovar), inaugurado em Abril de 2013, tem uma torre e vários postos de observação de aves, seis lagoas, um jardim de plantas aromáticas, parque infantil e um centro ambiental. Segundo uma nota da autarquia, o projecto “requalificou um espaço degradado e poluído (…) transformando-o numa zona de elevado potencial ecológico, económico e social”.

Na categoria “Iniciativa de Mobilização”, o grande vencedor foi a Campanha Ocean Action (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – Universidade do Porto). Este projecto, financiado pela EEA Grants (European Economic Area Grants), existe para aumentar o conhecimento sobre o oceano e impacto da poluição e para promover a conservação do ecossistema marinho junto dos cidadãos e das escolas.

O projecto Florestas Urbanas Nativas no Porto (Universidade Católica Portuguesa) foi distinguido com uma menção honrosa na mesma categoria. Esta campanha, integrada no FUTURO – projecto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, trabalha para promover o conhecimento e a expansão das florestas daquela cidade. Entre os vários projectos a decorrer está a Rota das Árvores do Porto e o programa “Se tem um jardim, temos uma árvore para si”.

Hoje estiveram presentes na cerimónia de entrega dos prémios a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, entre outros representantes do Governo.

Os Green Project Awards têm como objectivo “mobilizar a sociedade para o desenvolvimento sustentável” e, nas suas nove edições, já distinguiram mais de 100 projectos, segundo a organização. São uma iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente, da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e da consultora GCI.

 

Saiba mais.

Conheça aqui todos os vencedores da 9ª edição.

Relembre aqui os vencedores da 8ª edição, na área da Natureza.