Cinco novos livros de natureza para Outubro

Sugestões de leitura, entre elas a celebração de Ernst Haeckel. Também há livros sobre Portugal, lobos e orquídeas. E o regresso de Robert MacFarlane.

 

 

DELÍCIAS DA NOSSA ENCANTADORA NATUREZA – OBSERVADAS E SENTIDAS

Por: Andreia Dias

Novas Edições Académicas

Data de publicação: Setembro de 2017

Preço: 21,90 euros

 

O que há no mundo natural português que entusiasma uma bióloga mestre em gestão e conservação da natureza e doutoranda em Biodiversidade? A resposta está neste livro e dividida por 30 capítulos. Cada um é dedicado a um elemento da natureza que a fascina e que encontrou no seu caminho, desde o javali à joaninha. Ou o padrão dos ovos da codorniz, o rendilhado das folhas do carvalho, as cores do granito e a flor da esteva. Num registo pessoal, como se de uma conversa se tratasse, Andreia Dias conta-nos as histórias de animais e plantas e as sensações que lhe provocam. É uma obra que pretende desafiar o leitor, especialmente os mais novos, a estar atento às curiosidades da natureza em Portugal. O livro pode ser encomendado aqui ou aqui, se quiser que venha autografado pela autora.

 

 

THE LOST WORDS

Por: Robert MacFarlane e Jackie Morris (ilustrações)

Hamish Hamilton

Data de publicação: 5 de Outubro

Preço: 20 libras

 

O aclamado autor britânico Robert MacFarlane – autor de obras como “Mountains of the Mind” (2003), “Wild Places” (2007), “The Old Ways” (2012), “Landmarks” (2015) – tem desde mês nas bancas o seu mais recente livro. Desta vez, surge acompanhado pela ilustradora Jackie Morris numa missão ambiciosa: combater o desaparecimento da literacia sobre a vida selvagem e o mundo natural. E esta é uma tarefa premente. As palavras que servem para descrever a natureza estão a desaparecer do vocabulário das crianças. Para contrariar esta tendência, “The Lost Words” é um livro ilustrado, para pequenos e graúdos, que celebra os ícones da natureza, desde as lontras às cobras e aos guarda-rios.

 

LA GUERRA DEL LOBO – CAMINOS DE CONVIVENCIA CON LA VIDA SALVAJE

Por: Javier Pérez de Albéniz

 

Capitán Swing

Data de publicação: 30 de Setembro de 2017

Preço: 16,50 euros

 

Segundo censos oficiais, o número de lobos aumentou nos últimos anos em Espanha. Mas também a sua presença nos meios de comunicação. O maior predador da Península Ibérica volta a estar na ribalta como protagonista de um conflito de interesses entre diferentes sectores da sociedade: os criadores de gado, os pastores, a administração, os caçadores e os conservacionistas. Parte fundamental da cultura do Noroeste de Espanha e protagonista de lendas variadas, o lobo é o animal mais admirado e odiado da fauna ibérica. Neste livro, Albéniz mistura uma narrativa pessoal e a reportagem. Durante um ano, o autor procurou o rasto a estes animais, quer no campo – tanto onde é odiado como onde é protegido -, quer nos gabinetes e entre burocracia oficial.

 

THE ORCHID HUNTER: A YOUNG BOTANIST’S SEARCH FOR HAPPINESS

Por: Leif Bersweden

Short Books Ltd

Data de publicação: 5 de Outubro de 2017

Preço: 12,19 libras

 

No Verão, depois de sair da escola, um jovem botânico embarca numa aventura para cumprir um sonho de criança: encontrar todas as 52 espécies de orquídeas nativas das Ilhas Britânicas. Ele tem apenas alguns meses para o fazer – algo que ainda ninguém conseguiu. Por isso, este projecto vai exigir dele ingenuidade, força de vontade e uma grande dose de sorte. Leif Bersweden leva o leitor numa viagem botânica que é também um relato da obsessão de um adolescente pelo mundo natural.

 

THE ART AND SCIENCE OF ERNST HAECKEL

Por: Ernst Haeckel

Taschen

Data de publicação: Outubro de 2017

Preço: 150 euros

 

A obra de Ernst Haeckel (1834-1919) – biólogo, naturalista, artista e médico alemão – é celebrada este mês pela Taschen, num novo livro com 450 das suas famosas ilustrações, tiradas de tomos como Die Radiolarien, Monographie der Medusen, Die Kalkschwämme, and Kunstformen der Natur. Numa altura em que a biodiversidade é cada vez mais ameaçada pelas actividades humanas, este livro é uma obra-prima visual, uma exploração subaquática e uma lembrança de quão preciosa é a variedade da vida. Haeckel trabalhou, sem dúvida, para esse fim. Dedicou a sua vida ao estudo da flora e da fauna desde os picos mais elevados das montanhas aos oceanos mais profundos e deixou um legado considerado colossal com centenas de ilustrações detalhadas, aguarelas e esboços.

 

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.