Foto: Joana Bourgard/Wilder

Dia Mundial da Vida Selvagem incentiva jovens a proteger espécies ameaçadas

Naturalistas

Este ano, o Dia Mundial da Vida Selvagem, celebrado a 3 de Março, é dedicado aos jovens e incentiva-os a proteger as espécies ameaçadas, a nível local e mundial. As Nações Unidas lembram que quase um quarto da população mundial tem entre os 10 e os 24 anos.

 

“Tendo em conta a velocidade da caça ilegal e tráfico de vida selvagem, irão as gerações futuras falar um dia de elefantes, rinocerontes e de muitas outras espécies ameaçadas como hoje falamos de mamutes: criaturas magníficas do passado? Não iremos deixar que isto aconteça”, disse John E. Scanlon, secretário-geral da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens (CITES), em comunicado.

O tema das comemorações deste ano, “Ouça as vozes dos jovens” (“Listen to the young voices”) foi anunciado em meados de Dezembro de 2016 pelo Secretariado da CITES, a entidade escolhida pela Assembleia Geral das Nações Unidas para promover o Dia Mundial da Vida Selvagem. O grande objectivo é incentivar os jovens por todo o mundo a manifestarem-se contra as maiores ameaças à vida selvagem, desde as alterações dos habitats à sobre-exploração e tráfico.

Segundo os organizadores deste Dia Mundial, “são precisos esforços vigorosos para encorajar os jovens, como futuros líderes e decisores, a agir a nível local e global pela protecção da vida selvagem ameaçada”.

John E. Scanlon defende que garantir o futuro da vida selvagem mundial depende da “inovação e energia dos jovens, combinadas com a sabedoria que advém da experiência”.

Este responsável explicou qual a mensagem por detrás do tema deste ano. “Sabemos que alguns dos jovens vão dedicar a sua vida à conservação da vida selvagem, que é uma grande causa, mas a nossa esperança é que todos os jovens sejam embaixadores pessoais na conservação da vida selvagem.”

Para ajudar a que isso aconteça, em Setembro do ano passado, os países membros da CITES adoptaram, em Joanesburgo (África do Sul), a primeira resolução CITES sobre “Envolvimento dos Jovens”, apelando a um maior compromisso e capacitando os jovens nas questões da conservação.

O Dia Mundial da Vida Selvagem nasceu quando, a 20 de Dezembro de 2013, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamaram o dia 3 de Março para celebrar e alertar o mundo para a sua fauna e flora. O dia não foi escolhido ao acaso. É o dia da adopção da Convenção CITES, em 1973.

 

Saiba mais.

Descubra tudo sobre o Dia Mundial da Vida Selvagem no site oficial.