Ranúnculo. Foto: Bennimax/Pixabay

Esta flor usa um truque para aquecer-se e atrair insectos

Ciência

Os ranúnculos têm flores com pétalas amarelas e brilhantes, que fazem lembrar a superfície de um espelho. Um grupo de cientistas da Universidade de Groningen, na Holanda, investigou as propriedades ópticas destas flores e descobriu o truque que usam para atrair abelhas e outros insectos polinizadores.

Os investigadores analisaram em detalhe as pétalas de ranúnculos e de espécies relacionadas, com recurso a métodos anatómicos e de espectrometria.

Num artigo científico publicado agora no Journal of the Royal Society Interface, concluem que há um grupo de células especiais, em cada pétala, que ajudam as flores do ranúnculo a comportar-se como uma espécie de parabólica que direcciona a luz que recebe.

Foto: Nidan/Pixabay

“As flores actuam como concentradores de calor”, disse Doekele Stavenga, que faz parte desta equipa, citada numa notícia da New Scientist.

Esse calor é depois emitido pelos estames, órgãos reprodutivos masculinos no centro da flor, o que atrai insectos polinizadores. Esses insectos, como é o caso das abelhas, procuram ambientes mais quentes, pois dessa forma têm mais facilidade em  manter a sua própria temperatura, e ao transportarem o pólen vão ajudar na fertilização.

As células especiais que a equipa da Universidade de Groningen encontrou nas pétalas dos ranúnculos permitem a existência de duas camadas de ar, logo abaixo da superfície, que desviam a luz que chega dos lados para o centro da flor. São também essas células que dão um brilho diferente a estas flores.