Quercus robur, 650 anos, Wiśniowa (Polónia). Foto: Rafal Godek

Este carvalho é a árvore europeia do ano 2017

Conservação

A sétima edição da iniciativa Árvore Europeia do Ano (European Tree of the Year) elegeu como grande vencedor um carvalho-alvarinho (Quercus robur) que cresce em Wisniowa, na Polónia, foi hoje anunciado numa cerimónia no Parlamento Europeu em Bruxelas.

 

Esta árvore ficou à frente de outras 15 árvores escolhidas como as preferidas por um total de 15 países (Alemanha, Bélgica, Bulgária, República Checa, Inglaterra, Escócia, Eslováquia, Espanha, Estónia, França, Hungria, Irlanda, Irlanda do Norte, Lituânia e País de Gales). A votação, entre 1 e 28 de Fevereiro, recebeu 125.568 votos vindos de toda a Europa.

 

Quercus robur, 650 anos, Wiśniowa (Polónia). Foto: Rafal Godek

 

O carvalho-alvarinho de Wisniowa, que terá 650 anos, foi a árvore mais votada, com 17.597 votos, seguido do carvalho do País de Gales, com 16.203 votos. Em terceiro lugar ficou a tília da República Checa, com 14.813 votos.

 

Quercus robur, mais de 500 anos, Newtown (País de Gales). Foto: Tracey Williams

 

O grande objectivo da iniciativa é distinguir a importância das árvores no património natural e cultural da Europa e o valor dos serviços de ecossistemas que providenciam. “No nosso mundo cada vez mais urbano, as árvores precisam ser celebradas”, diz Karmenu Vella, comissário europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, que apoia esta iniciativa, em comunicado.

 

Tilia cordata, 800 anos, Lipka, República Checa. Foto: Ludvik Plasil

 

“O concurso não está à procura da árvore mais bonita, mas sim de uma árvore com uma história, uma árvore com raízes na vida das pessoas e da comunidade que a rodeia”, explicam os organizadores em comunicado.

Neste caso, o carvalho de Wisniowa tem a sua história ligada à família Mycielski. Esta ficou tão encantada com a beleza da zona que decidiu comprar ali uma mansão. Esta tornou-se um centro cultural na região. Durante a Segunda Guerra Mundial, este carvalho serviu de abrigo para uma família de judeus que se escondeu dos Nazis. Além disso, a imagem desta árvore está presente nas notas polacas de 100 zlotis.

A Árvore Europeia do Ano é uma iniciativa da Associação Parceria Ambiental (Environmental Partnership Association), presente na Bulgária, República Checa, Hungria, Polónia, Roménia e Eslováquia e que trabalha há 25 anos para sensibilizar as pessoas para protegerem e melhorarem o Ambiente.