Lince-ibérico. Foto: Programa de Conservação Ex-Situ do Lince-Ibérico

Fêmea e macho de lince-ibérico encontrados mortos em Espanha

Conservação

Um lince-ibérico macho foi encontrado morto na província de Jaén (Andaluzia) neste domingo, dois dias depois de o cadáver de uma fêmea ter sido encontrado em Montes de Toledo (Castela-La Mancha).

 

Neste domingo, os técnicos da Consejería de Ambiente andaluza receberam um aviso do atropelamento de um lince-ibérico na A4, na região de Bailen (Jaén), segundo um comunicado divulgado hoje pelo projecto LIFE Iberlince.

Este animal, que está radiomarcado, foi levado para o Centro de Análises e Diagnóstico da Fauna Silvestre da Junta da Andaluzia, onde está a ser feita a necrópsia.

Dias antes, ao final da tarde de sexta-feira, agentes do Ambiente encontraram o cadáver de uma fêmea de lince-ibérico, um animal que tinha sido libertado este ano na área de reintrodução de Montes de Toledo.

Este lince “foi encontrado no poço de uma propriedade privada” na região de Toledo, informa o comunicado. “O afogamento acidental parece ser a causa provável da morte” mas mais certezas só depois da necropsia.

Para evitar riscos para a fauna selvagem, os sócios do Iberlince “têm vindo a actuar em vários pontos de água, como poços, pequenas lagoas e depósitos de água”, acrescenta o comunicado.