GNR resgata texugo de canal de rega em Silves

Um texugo (Meles meles) em risco de se afogar num canal de rega na zona da Estação de Silves foi resgatado sexta-feira de manhã por militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Destacamento Territorial da GNR de Silves.

 

Segundo a GNR, o veterinário municipal de Silves acompanhou os militares ao local onde estava o texugo e avaliou o estado de saúde do animal.

Depois de confirmar que o animal não tinha lesões, as autoridades devolveram o texugo ao seu habitat natural.

O texugo que vive em Portugal é o texugo-europeu (Meles meles), um animal que tem cerca de um metro de comprimento e pesa em média entre cinco a dez quilos. É um animal de hábitos crepusculares e nocturnos que se alimenta, principalmente, de insectos e frutos.

Esta espécie está classificada como Pouco Preocupante na Lista Vermelha da União Internacional de Conservação da Natureza (UICN).

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.