Foto: Wilder

Natureza distinguida seis vezes nos Green Project Awards

Naturalistas

Conheça os seis projectos que ajudam a natureza distinguidos na 8ª edição dos Green Project Awards, divulgados ontem em Lisboa. O trabalho na protecção da vida marinha, da floresta, das flores silvestres e da biodiversidade venceu em cinco categorias.

Os vencedores foram anunciados ontem à tarde numa cerimónia realizada na Culturgest, em Lisboa. Os Green Project Awards vão agora na sua 8ª edição e pretendem “premiar e reconhecer boas práticas em projetos, implementados em Portugal, que promovam o desenvolvimento sustentável”. Aqui pode conhecer todos os vencedores deste ano. Mas agora, vamos aos projectos de Natureza que foram distinguidos:

Categoria “Consumo Sustentável”:

Cabaz do Mar – Rede de Suporte Social e de Proximidade em Prol da Valorização dos Produtos da Pesca Locais: Vencedor

Entidade responsável: Associação Cultural e de Desenvolvimento de Pescadores e Moradores da Azenha do Mar

Objectivo: promover o consumo de pescado fresco de uma lista de 34 espécies capturadas na costa de Odemira, contribuindo para a sustentabilidade dos recursos pesqueiros.

Categoria “Iniciativa de Mobilização”:

Uma Árvore pela Floresta: Vencedor

Entidade responsável: CTT Correios de Portugal

Objectivo: florestar zonas do país afectadas pelos incêndios com espécies autóctones, que oferecem maior resistência à propagação de fogos, mediante o patrocínio voluntário dos cidadãos.

Categoria “Iniciativa de Mobilização”:

Festival Terras Sem Sombra: Menção Honrosa

Entidade responsável: Diocese de Beja

Objectivo: preservar o património cultural e natural através da organização de iniciativas em monumentos religiosos do Alentejo, excelentes pontos de observação e santuários da vida selvagem.

Categoria “Iniciativa Jovem”:

Sementes com Futuro: Menção Honrosa

Entidade responsável: Escola Secundária de Montemor-o-Novo

Objectivo: conservar e valorizar a biodiversidade associada a flora silvestre e variedades agrícolas tradicionais, através da recolha de sementes e usos associados, junto de população idosa, por parte dos alunos, e da instalação de um viveiro de produção e demonstração no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo

Categoria “Produto ou Serviço”:

Azeite Faia Brava: Menção Honrosa

Entidade responsável: Associação Transumância e Natureza

Objectivo: produção de azeite virgem extra biológico para a angariação de verbas para a conservação da natureza da Faia Brava.

Categoria “Inovação Alqueva”:

Ilhas Flutuantes para cobertura dos reservatórios da EDIA: Menção Honrosa

Entidade responsável: Global Colibri – Engineering and Consulting, Lda.

Objectivo: tratar e conservar as massas de água, sem recurso a produtos químicos poluentes, e criar ambientes propícios à biodiversidade.