Foto: Governo de Navarra

Navarra instala 300 caixas-abrigo para morcegos

Natureza

O governo de Navarra, no Norte de Espanha, colocou mais de 300 caixas-abrigo para morcegos nas margens dos rios Arga e Aragão para controlar os mosquitos, foi hoje revelado. Um morcego pode comer mais de mil insectos numa noite.

 

As caixas foram instaladas durante Março e Abril em oito localidades – Caparroso, Carcastillo, Falces, Funes, Marcilla, Milagro, Peralta e Villafranca -, no âmbito do projecto europeu LIFE+ Territorio Visón, informa um comunicado do governo. Segundo o governo de Navarra, estes refúgios podem albergar cerca de 6.000 morcegos de espécies diferentes. Se cada morcego comer cerca de mil insectos por noite, estima-se que os mamíferos voadores eliminem seis milhões de mosquitos todas as noites.

“Nas árvores dos dois rios escasseiam árvores de grande porte, que proporcionam refúgio a muitas espécies de morcegos nos seus buracos e fissuras. Por isso, estes abrigos vão dar refúgio e local de reprodução para os morcegos, até que a recuperação ambiental das margens dos rios produza árvores de tamanho suficiente”, acrescenta.

 

Foto: Governo de Navarra

Foto: Governo de Navarra

 

Além dos mais de 300 abrigos foi preparada uma antiga casa de apoio à criação de gado que estava abandonada para vir a ser ocupada por colónias de morcegos que não vivem em árvores.

O Departamento de Ambiente de Navarra considera que é “especialmente importante” fomentar a recuperação das populações de morcegos junto a rios e a zonas húmidas, onde há grande proliferação de insectos, especialmente de mosquitos. “Assim tentamos compensar a situação actual, com muito alimento para os morcegos mas com poucos refúgios onde se reproduzirem”, acrescenta.