Foto: Pixaíbay

Pescador de Peniche é uma Testemunha dos Oceanos da WWF

Naturalistas locais

Esta semana, a organização internacional WWF lançou a plataforma Ocean Witness – Testemunha dos Oceanos para amplificar as vozes das pessoas que dependem do mar. Um pescador português de Peniche é uma delas.

 

A plataforma foi lançada durante o 4º Congresso Internacional sobre Áreas Marinhas Protegidas que está a decorrer no Chile (IMPAC4).

Segundo explicou hoje a WWF em comunicado, esta iniciativa “pretende constituir uma comunidade global que reúna organizações e pessoas que dependem dos oceanos”.

A primeira curta-metragem apresentada no contexto da plataforma retrata a realidade de Emanuel Henriques, um pescador português da zona de Peniche, que mantêm a sua atividade piscatória na Reserva Natural das Berlengas. “Emanuel tornou-se a primeira Testemunha dos Oceanos – Ocean Witness – partilhando a sua história – as mudanças a que tem assistido nos oceanos, que impacto têm no seu dia-a-dia e o que tem feito para mudar as coisas para melhor, praticando uma pesca mais seletiva, optando por não pescar peixes juvenis e trazendo todo o lixo que encontra no mar para terra”, explica a organização.

“As coisas mais importantes para mim são a minha mulher e as minhas filhas, mas o oceano completa todo o resto”, diz Emanuel no filme.

Esta curta-metragem reforça o trabalho que a WWF tem desenvolvido com os pescadores locais na região de Peniche, promovendo a metodologia da co-gestão como uma solução para a sustentabilidade da pesca. A WWF vai lançar até final do ano o primeiro comité de co-gestão em Portugal, envolvendo pescadores como Emanuel e vários agentes locais e nacionais, “para que as decisões sobre determinada pescaria sejam partilhadas e compreendidas por todos”.

Esta co-gestão vai, até ao final deste ano, abranger a apanha do percebe na Reserva Natural das Berlengas.

 

 

Saiba mais.

Veja aqui o vídeo com a história de Emanuel.