Foto: Joana Bourgard/Wilder/arquivo

Resgatado lobo-ibérico atropelado em Bragança

Natureza

Um lobo-ibérico foi encontrado ferido junto à auto-estrada A4, no distrito de Bragança, e levado para o Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde está a recuperar, segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

 

Este lobo-ibérico (Canis lupus signatus) foi encontrado a 26 de Dezembro perto dos limites do Parque Natural de Montesinho, na zona do vale do Sabor, e nas proximidades da Auto Estrada A4, segundo uma nota do ICNF divulgada hoje.

No mesmo dia, o Departamento Norte do ICNF – em articulação com o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR de Bragança e com o Hospital Veterinário da UTAD – levou o lobo para o as instalações desta instituição. De momento, o animal “já iniciou o seu processo de tratamento  e recuperação”.

O lobo, um adulto, sofreu uma fractura grave no úmero do membro esquerdo, muito provavelmente causada por atropelamento, disse o veterinário Filipe Silva à Agência Lusa, citado pelo Jornal de Notícias. Depois de uma intervenção cirúrgica, o lobo foi levado para uma zona do hospital onde está a recuperar, isolado e com o mínimo contacto com humanos, acrescentou.

O grande objectivo é que este animal seja devolvido à natureza. Mas antes, terá pela frente um longo período de recuperação, estimou o mesmo veterinário.

A população de lobo-ibérico está estimada em 2.800 animais, 300 dos quais em Portugal, segundo o último censo nacional ao lobo-ibérico feito em 2002/2003. Mais concretamente, esse estudo identificou 63 alcateias (51 confirmadas e 12 prováveis) no Norte e Centro do país. Mais tarde, estudos compilados entre 2003 e 2014 deram conta da existência de 47 alcateias (41 confirmadas e seis prováveis).

Há 28 anos que esta é uma espécie protegida em Portugal, desde que a Lei nº90/88, de 13 de Agosto, estabeleceu pela primeira vez as bases para a protecção do lobo-ibérico. Em 2005 foi classificado com o estatuto de Em Perigo (Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal).

 

Saiba mais.

Descubra mais sobre o lobo-ibérico em Portugal com João Cosme, fotógrafo de natureza que acompanhou durante meses os lobos em plena natureza.