Rio espanhol que voltou a ter lontras recebeu prémio internacional

Conservação

Durante 30 anos, o rio Segura, no Sudeste de Espanha, tem sido alvo de um processo de recuperação ambiental. Hoje alberga lontras e aves migradoras. Por isso foi o grande vencedor dos prémios European Riverprize 2016.

 

A cerimónia de entrega do primeiro prémio da International River Foundation (IRF) aconteceu nesta quinta-feira numa gala na Câmara Municipal de Viena (Áustria) e o galardão foi recebido por Miguel-Angel Rodenas, presidente da Autoridade para a Bacia Hidrográfica do Rio Segura.

Segundo a IRF, o prémio distingue um projecto que “conseguiu restaurar a saúde do rio”, considerado até recentemente um dos mais poluídos da Europa. O projecto Rio Segura foi desenvolvido pelo governo regional de Múrcia e pela Confederação Hidrográfica do Segura, em parceria com os municípios da região. Entre 2001 e 2010, foram construídas 100 centrais de tratamento de águas residuais e 350 quilómetros de canais.

Em 2003, a qualidade da água do rio – com 325 quilómetros de extensão e que desagua no Mar Mediterrâneo – começou a melhorar e várias espécies de fauna e flora puderam regressar, como as lontras que regressaram a troços de rio que tinham abandonado. As aves têm agora à sua disposição duas zonas húmidas reconhecidas pela Convenção Ramsar, durante a sua migração entre a Europa e a África.

“Este rio, com problemas de poluição e de falta de água numa das bacias hidrográficas mais secas da Europa, passou de um esgoto a céu aberto para um rio vibrante, saudável, que alberga lontras, aves migradoras e muitas outras espécies de fauna e flora”, acrescenta a fundação em comunicado.

O European Riverprize é atribuído todos os anos para distinguir os esforços na gestão, restauro e protecção dos rios. Este ano, os três finalistas foram o rio Segura, o rio Aragão (também em Espanha) e o rio Trent (no Reino Unido).

Agora, o rio Segura passa para a fase seguinte de distinções e pode competir, a nível mundial, pelo prémio Thiess International Riverprize. Este será anunciado a 13 de Setembro no 19º International Riversymposium em Nova Deli (Índia). O vencedor de 2014 foi um rio europeu, o rio Reno.