Sinais da Primavera já despontam na natureza britânica

O coro das aves ao amanhecer, sapos que iniciam a reprodução e abelhões que saem da dormência do Inverno são apenas alguns dos sinais da Primavera que já se notam no Reino Unido, avança hoje a Royal Society for Protection of Birds (RSPB).

 

Por estes dias, a natureza começa a acordar do descanso do Inverno. “As temperaturas de Janeiro estiveram acima da média, com regiões do Sul de Inglaterra a registar 15ºC, o suficiente para accionar uma reacção de algumas aves nidificantes que procuram uma vantagem competitiva sobre os rivais para se adiantarem na época reprodutiva”, explica a organização britânica em comunicado.

 

Carriça (Troglodytes troglodytes). Foto: Paul Chesterfield/RSPB

 

O coro das aves ao amanhecer é um dos sinais mais conhecidos e aguardados de que a Primavera está a caminho. Começando com a melodia simples do melro, seguida do pisco-de-peito-ruivo, da carriça e de muitas outras espécies, esta banda sonora da natureza vai aumentando de volume durante Fevereiro.

“O tempo mais quente de Janeiro fez muitas aves sair do torpor do Inverno mais cedo do que o habitual, permitindo a alguns indivíduos começarem já a reunir materiais para construir os ninhos, a demarcar e proteger um território e a procurar um parceiro”, explica Debra Depledge, da RSPB.

 

Galanthus nivalis. Foto: Ben Andrew/RSPB

 

As temperaturas mais amenas de Janeiro também tiveram efeitos catalisadores em outras espécies. No Sul de Inglaterra há registos de sapos que começam a depositar os seus ovos e de girinos a dirigirem-se para o ponto de água mais próximo, quando emergem da hibernação.

Nos trilhos das florestas algumas plantas começam a florir, como as prímulas e os narcisos. “Estas plantas evoluíram ao longo dos anos para florirem antes da copa das árvores se tornar tão densa que as mergulham na escuridão”, acrescenta a RSPB.

Outro sinal da Primavera é a chegada dos abelhões, que emergem dos seus abrigos no solo.

 

Abelhão (Bombus terrestris). Foto: Grahame Madge/RSPB

 

“Fevereiro ainda é, oficialmente, Inverno. Mas um Janeiro ameno significa que o calendário da natureza adiantou-se uma semana ou mais”, comenta Debra Depledge. “As plantas a florir, as aves a cantar e o surgimento de muitas outras espécies são um sinal de que a Primavera está a caminho.”

 

[divider type=”thick”]Saiba mais.

Saiba mais sobre esta época movimentada no mundo natural. Conheça aqui o que está a acontecer em Espanha.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.