Veja a Grande Barreira de Coral pelos olhos de uma tartaruga com uma GoPro

Natureza

A organização WWF Austrália colocou uma pequena câmara GoPro nas costas de uma tartaruga-verde e libertou-a na Grande Barreira de Coral. Aqui fica um bocadinho da sua viagem.

 

A Grande Barreira de Coral escapou por um triz a ser considerada “Em Perigo” pelas Nações Unidas, por causa das ameaças das alterações climáticas e da poluição. Ontem, o Governo australiano esteve numa reunião em Bona (Alemanha) para dar garantias de tudo fazer para proteger aquele tesouro natural, onde vivem cerca de 6.000 espécies. As Nações Unidas decidiram não a classificar como “Em Perigo” mas vão mantê-la sob vigilância durante os próximos quatro anos.

Um dia antes da reunião, o núcleo australiano da organização ambientalista WWF publicou no Youtube um vídeo de pouco mais de três minutos com a viagem de uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) pelas águas da Grande Barreira de Coral.

“Para saber mais sobre a poluição que está a afectar as tartarugas da Grande Barreira de Coral, a WWF está a trabalhar num projecto inovador em Queensland”. Para isso, conta com a ajuda de várias entidades, entre elas a Universidade James Cook, a Universidade de Queensland e o Parque Marinho da Grande Barreira de Coral. As tartarugas-verdes estão em declínio ao longo da costa australiana, segundo a Universidade de Queensland.

Como parte deste projecto que dura quatro anos, “surgiu a oportunidade de colocar, cuidadosamente, uma pequena GoPro numa tartaruga para compreender melhor o comportamento destes animais”, explica a WWF.