Águia-calçada volta a nidificar na Mata Nacional do Buçaco

Pelo segundo ano consecutivo, esta ave de rapina escolheu a Mata Nacional do Buçaco para nidificar. As crias do casal serão anilhadas para se saber mais sobre a distribuição da espécie.

 

Segundo a Fundação Mata do Buçaco, este ano o casal de águia-calçada (Hieraaetus pennatus) conseguiu reproduzir-se com sucesso e agora cuida das suas crias.

Só no ano passado se confirmou a nidificação da espécie na mata e não apenas nas redondezas, de acordo com os estudos à fauna daquele local realizados pela Universidade de Aveiro.

A Fundação, em parceria com a Universidade de Aveiro e anilhadores credenciados, quer anilhar as crias, de forma a possibilitar o seu seguimento futuro.

A águia-calçada, com um estatuto de Quase Ameaçada em Portugal, é uma espécie migradora que pode ser vista de Março a Setembro.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.