Desvendado o segredo da ave que migra a 7000 metros de altitude

Cientistas já descobriram como consegue o ganso-de-cabeça-listada (Anser indicus) fazer as suas migrações a 7000 metros de altitude, pelos Himalaias. O estudo sobre a ave que voa mais alto foi publicado na revista “Science” a 16 de Janeiro por uma equipa de investigadores da Universidade de Bangor, em Gwynedd. A BBC falou com Charles Bishop, o coordenador da investigação, e com Lucy Hawkes, da Universidade de Exeter que participou no estudo. Pode também ouvir Charles Bishop falar sobre o estudo neste podcast da AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência), a partir do minuto 11:23. O ganso-de-cabeça-listada só passa por Portugal acidentalmente, segundo o Comité Português de Raridades da Spea (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves).